quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Líderes dizem que formação de superbloco pelo PMDB é só para garantir espaços no Legislativo

Líderes minimizam formação de superbloco pelo PMDB


A formação de um superbloco formado por PMDB, PR, PP, PTB e PSC, com 202 deputados, para se contrapor ao PT na Câmara, foi minimizada nesta quarta-feira, um dia depois de sua divulgação. Após uma série de reuniões entre lideranças desses partidos e do PT, foi anunciado que o bloco vai atuar apenas na disputa por espaços nas comissões temáticas da Câmara, no início do ano que vem.


Ontem foi aventada a possibilidade de o bloco ser uma forma de pressão contra o PT, dono da maior bancada individual na Casa, na disputa pela Presidência da Câmara e na composição dos ministérios do Governo Dilma Rousseff.

O líder do PP, deputado João Pizzolatti (SC), garantiu que o bloco “não tem nada contra o governo, contra o PT e nenhum compromisso com as eleições para a Câmara, é só para garantir espaços no Legislativo". Ele não participou da reunião de ontem, mas admitiu que negociava anteriormente com o PR, PTB e PSC a formação de um outro bloco, menor e liderado pelo PP, de apoio ao governo na Câmara.

Nesta tarde, o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse que “o superbloco não existe, foi apenas uma manifestação da intenção dos líderes de criá-lo. O PP sequer foi consultado, não participa, porque não existe, nem vai participar desse bloco”. Ele ressaltou que não haverá confronto entre PT e o PMDB nem com os outros partidos da base.

Respeito absoluto

Hoje, após reunião com o líder Cândido Vaccarezza, o líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), afirmou que "haverá respeito absoluto pelos espaços de cada partido, absoluta harmonia" na definição dos ministérios e que "não haverá disputa entre PMDB e PT pela presidência da Câmara".

O presidente da Câmara, Michel Temer, que também é vice-presidente eleito e presidente do PMDB, afirmou que os partidos estarão juntos em "todas as empreitadas". A declaração foi feita após reunião com a presidente eleita, Dilma Rousseff, na manhã desta quarta-feira.
Reportagem – Rodrigo Bittar e Maria Neves
Edição - Newton Araújo

Nenhum comentário: