terça-feira, 11 de março de 2014

PMDB responde com ameaça

Dilma acena com entendimento, Temer elogia, e PMDB responde com ameaça

Enquanto no Chile presidenta dizia que partido só lhe dá 'alegrias', em Brasília líder demonstrava força com documento da bancada em tom de ameaça. Com 'situação insegura', governo adia votações


por Eduardo Maretti, da RBA publicado 


São Paulo – A bancada do PMDB na Câmara dos Deputados aprovou na tarde de hoje (11) moção de solidariedade ao líder do partido na Casa, Eduardo Cunha (RJ). Os parlamentares já haviam sinalizado ontem que adotariam a medida, como reação à estratégia da presidenta Dilma Rousseff de isolar Cunha, que comanda um setor do partido descontente com o governo e articulou o bloco de legendas formado por PMDB, PP, Pros, PR, PTB e PSC, todos da base aliada. “Os ataques ao nosso líder são ataques ao PMDB”, diz o documento, emitido em meio à crise aberta por Cunha, que chegou a declarar que é hora de repensar a relação de seu partido com o PT.

Os jovens estão preparados para ter uma vida sexual?


Michael Bader/Corbis/Latinstock
Educação sexual

Os jovens estão mais e mais precoces na iniciação, mas cada vez menos aptos para responder por esse engajamento


Por Carmita H. N. Abdo



A iniciação sexual está ocorrendo cada vez mais cedo, enquanto uniões estáveis vêm sendo assumidas a partir da terceira década da vida. Consequentemente, múltiplas parcerias (simultâneas ou sucessivas) são habituais na vida sexual dos adolescentes. Alternativas que favoreçam o sexo responsável, porém, não têm acompanhado tal evolução.

Viúvas da ditadura articulam uma nova versão da Marcha da Família



Viúvas da ditadura tentam reeditar Marcha da Família

Panfletos distribuídos em grandes cidades e eventos organizados via redes sociais fazem convocatória para manifestações no dia 22, em pelo menos 23 estados

Najla Passos

Brasília - Às véspera dos 50 anos do golpe civil-militar, saudosistas do regime que matou, torturou e desapareceu com milhares de brasileiros articulam uma nova versão da Marcha da Família com Deus pela Liberdade, a mobilização de extrema-direita que, em 1964, deu a justificativa que faltava para que os militares tomassem o poder e mergulhassem o país em uma ditadura que durou 20 anos.

PMDB decide votar contra a aprovação do marco regulatório da internet

PMDB decide votar contra Marco Civil da Internet e a favor de comissão externa

Iolando Lourenço – Repórter da Agência Brasil 
Edição: Nádia Franco


A bancada do PMDB na Câmara dos Deputados decidiu hoje (11) votar a favor da proposta de criação de uma comissão externa para viajar até a Holanda a fim de acompanhar investigação que cita a Petrobras. Na reuniãok, os peemedebistas também resolveram votar contra a aprovação do projeto de lei que cria o marco regulatório da internet e aprovaram moção de apoio ao líder do partido na Câmara, Eduardo Cunha (RJ) As votação do Marco Civil da Internet e a criação da comissão externa constam da pauta do plenário da sessão desta terça-feira.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Procuram-se professores

O mundo precisa de pensadores críticos e bem informados, mas muitos parecem pouco interessados nas questões comuns da sociedade

por Thomaz Wood Jr.

Professores
Assim escreveu Nicholas Kristof, jornalista ganhador de dois prêmios Pulitzer, em uma coluna do New York Times, publicada em 15 de fevereiro: “Alguns dos pensadores mais inteligentes sobre questões domésticas ou do mundo ao redor são professores universitários, mas a maioria deles simplesmente não tem importância nos grandes debates de hoje”. O puxão de orelha veio de longe, mas a distância não reduz a pertinência, tampouco o efeito.

Eduardo Campos chuta o balde ao atacar Dilma



"O Brasil não quer mais Dilma".

"Dilma já está de aviso prévio".

O autor dos disparos acima é o presidenciável Eduardo Campos, do PSB, que nos últimos dias resolveu mudar de tática e resolveu chutar o balde ao atacar diretamente a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição.

Há meses empacado nas pesquisas, o candidato da chamada "terceira via", que vinha fazendo uma dobradinha de oposição light com Aécio Neves, do PSDB, resolveu deixar de lado seu jeitão de nordestino cordato, sempre disposto a aparar arestas políticas com uma boa conversa. No último fim de semana, viajando pelo interior de Pernambuco, Eduardo mostrou a nova face da sua campanha.

TSE nega pedido de multa por reunião entre Dilma e Lula no Alvorada

André Richter - Repórter da Agência Brasil 
Edição: Nádia Franco


O ministro Admar Gonzaga, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), rejeitou hoje (10) pedido de liminar do PSDB para multar a presidenta Dilma Rousseff pelo encontro com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e integrantes do PT, no Palácio da Alvorada, quarta-feira (5) passada.

Gonzaga decidiu analisar o caso definitivamente no mérito, após parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE) e argumentação das defesas. Na decisão, o ministro disse que não se verifica “ a presença dos pressupostos autorizadores para a concessão da medida pleiteada [liminar]”.

A Justiça e os verdadeiros poderosos

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:


O estado de direito no país está ameaçado pelo desequilíbrio que o julgamento da AP 470 trouxe para o sistema jurídico brasileiro.

O deslumbramento dos Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) com o julgamento, o atropelo de princípios consagrados no Código Civil para atender aos reclamos das ruas e da mídia, contaminaram todo o tecido jurídico brasileiro - e vai pegar a todos, não apenas o PT.

*****

O PSDB estimulou essa " vendetta" e agora paga a conta e vai pagar mais ainda.

No momento, vê seu ex-presidente, Eduardo Azeredo - reconhecidamente idôneo do ponto de vista pessoal - ameaçado por uma condenação de 26 anos pelo crime de caixa dois. Assim como as penas da AP 470, são superiores aos piores crimes previstos no Código Penal. Ao exigir o mesmo tratamento a que foram submetidos suas lideranças, o PT faz o mesmo jogo de dar carne fresca ao leão.

*****

Na Papuda, há uma perseguição implacável movida pelo juiz da Vara de Execuções - monitorado por Joaquim Barbosa - e pelo Ministério Público Federal de Brasília. E há um silêncio sepulcral das principais vozes da consciência jurídica do país, para não provocar o clamor da turba.

Gleise responde críticas de FHC


GLEISI ENQUADRA FHC: CENSURA A UM SORRISO?


Em artigo que responde críticas do tucano à foto da presidente Dilma Rousseff ao lado de Lula, senadora pede que ex-presidente "volte à razão" e o acusa de renunciar "à cadeira de referencial de equilíbrio e estabilidade do debate", que muitos lhe atribuem, "para especular sobre uma imaginária (e inexistente) indiferença de Dilma em relação às manifestações"; Gleisi Hoffmann, ex-ministra da Casa Civil, rebate um a um os ataques de Fernando Henrique Cardoso, do apagão à inflação; FHC havia classificado a foto de Dilma e Lula como "chocante" e "esdrúxula" e questionado o motivo de "tanta alegria" do governo

Coordenador do SINTE/RN é agredido enquanto participava de protesto

Coordenador do SINTE/RN é agredido por policiais militares quando participava de protesto na SEEC


O coordenador geral do SINTE/RN José Teixeira foi agredido fisicamente por policiais militares enquanto participava de protesto na SEEC. A violência aconteceu no início da tarde desta segunda-feira (10). Ao tentar sair do Gabinete da Secretária Betânia Ramalho, um policial agarrou o professor pela gola e lhe desferiu um soco no rosto que o levou ao chão.


Teixeira teve a testa cortada e uma torção no pé. Depois da agressão tanto José Teixeira quanto a coordenadora Fátima Cardoso, foram levados por uma viatura da polícia até a 5ª Delegacia de Polícia de Natal. O coordenador havia ficado trancado após a ocupação da Secretaria, em protesto contra o corte no ponto dos trabalhadores em educação em greve.

Brasil afasta fantasma da submissão na OEA

Alvo de "crítica insolente" de correntes conservadoras, atuação do assessor especial Marco Aurélio Garcia foi decisiva para barrar proposta de intervenção na Venezuela

A saraivada de artigos e editoriais contra Marco Aurélio Garcia, assessor internacional da Presidência da República, tem sua razão de ser. Não foi pouca a pressão, sobre o governo brasileiro, para que capitulasse diante de uma linha intervencionista e crítica ao governo constitucional de Nicolás Maduro, na Venezuela. Mas o Palácio do Planalto manteve-se firme e o Brasil deu seu voto, na OEA (Organização dos Estados Americanos), junto com outras 28 nações, para derrotar a moção sustentada apenas por Estados Unidos, Canadá e Panamá.

Muito dessa postura se deve a Marco Aurélio Garcia. Correntes conservadoras, incluindo aquelas que ainda dão as cartas em algumas salas do Itamaraty, gostariam de ver a presidente romper com a política internacional inaugurada por Lula e retornar à diplomacia dependente, que girava na órbita da Casa Branca. A voz mais íntegra, preparada e sólida contra essa alternativa sempre foi a do professor, como lhe chamam amigos e até alguns desafetos.

Não é surpresa para ninguém, portanto, que sobre seu lombo venha o chicote da velha mídia, comprometida visceralmente com a derrubada do governo Maduro. Marco Aurélio Garcia, além do mais, criticou abertamente a campanha de desinformação e manipulação levada a cabo por veículos tradicionais das grandes famílias burguesas do continente, envolvidos até o talo na guerra psicológica para desestabilizar, nacional e internacionalmente, o processo bolivariano.

PT é o que mais ganhou filiados

PSDB é o partido que mais perdeu filiados em 2013; PT é o que ganhou mais


por Miguel do Rosário



O Globo publicou hoje uma matéria sobre o desempenho dos partidos em termos de filiações em 2013. Só que não deu destaque ao que, obviamente, é o mais importante.

O principal partido de oposição, o PSDB, foi o que registrou a maior baixa de filiados: 4 mil baixas no ano passado.

Inscrições para vagas remanescentes do ProUni começam hoje

As inscrições para as vagas remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni) começam hoje (10) no site do programa. A estimativa do Ministério da Educação é que cerca de 50 mil bolsas ainda estejam disponíveis.

É a primeira vez que o processo de inscrição das vagas remanescentes será feito pelo site. Nos anos anteriores, as vagas eram ocupadas por meio de processo seletivo feito pelas próprias instituições.

domingo, 9 de março de 2014

STF: A Corte da casa-grande

Pinçado do Blog do Miro


Por Mino Carta, na revista CartaCapital:

Dia maldito, 28 de fevereiro, mas por razões outras, na minha visão, que não aquelas aduzidas por quem assim o considera. Não foi a absolvição de oito petistas ditos “mensaleiros” do crime de formação de quadrilha a prova irremediável de que a Justiça nativa não é JUSTIÇA. Até que foi justo o desfecho de mais um capítulo de uma longa história sempre mal contada, graças aos argumentos que motivaram o voto do ministro Luís Roberto Barroso, brandidos há tempo, aliás, pelo ministro Ricardo Henrique Lewandowski e endossados pelo ministro Teori Zavascki. O que causa espanto, digamos, é o conjunto da obra. Aqui não há bala perdida.

Por onde começar? Pelo presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa. Candidamente admite que as penas cominadas inicialmente foram exorbitantes, sim, destinadas, contudo, a evitar a prescrição. A mesma que, muito pelo contrário, premia aos poucos os envolvidos no “mensalão” mineiro, anterior ao petista, como se sabe, e no entanto postergado por oportunos caprichos do calendário. Em odor de campanha eleitoral, Barbosa exibe redondamente sua incompetência inclusive na hora de cair na ratoeira armada por ele mesmo.

Garis do Rio conquistam aumento e derrotam o lixo midiático




Renato Sorriso sumiu da Globo!

NEGOCIAÇÃO


Garis conquistam reajuste de 37% e encerram greve no Rio

Em audiência no TRT, prefeitura aceita elevar salário-base em R$ 225 na comparação com o negociado por sindicato. Conversa foi antecipada devido a problemas criados pela suspensão da coleta de lixo


São Paulo – Os garis da cidade do Rio de Janeiro conquistaram hoje (8) um piso salarial de R$ 1.100, após greve de oito dias para cobrar melhorias nas condições laborais. A audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) se arrastou durante toda a tarde de sábado e chegou ao fim com a aceitação da administração Eduardo Paes (PMDB) da última proposta feita pelos representantes da categoria.

SENADO GASTA R$ 31 MI EM DENTES E BOTOX. VOCÊ PAGA

"...tristemente famoso moralista Demóstenes Torres, José Agripino Maia, presidente do DEM, espetou uma conta de R$ 51 mil, em 2009, referentes à implantação de 22 coroas de porcelana aluminizada..."



Conta é apenas de 2008 a 2012, segundo reportagem de O Estado de S. Paulo, que apurou gastos médios com tratamentos médicos e odontológicos de senadores, ex-senadores e, claro, seus parentes; moralizador José Agripino Maia (DEM-RN), pastor Marcelo Crivella (PR-RJ), botocado Milton Cabral (sim, este ex-senador cobrou do Senado duas aplicações do rejuvenescedor) e até intocável Pedro Simon espetaram contas de seus tratamentos no plano de saúde do Senado; ali é mesmo o paraíso na terra, mas até quando?

247 – Sorria, você está no Senado. Aqui, o tratamento dos dentes dos políticos, ex-políticos e, claro, seus parentes, são pagos pelo dinheiro público. Se você estiver nesse grupo, sorria!

Mas se não estiver, faça as contas. De acordo com reportagem divulgada neste domingo 9 pelo jornal o Estado de São Paulo, as contas de planos odontológicos e de saúde dos senadores brasileiros custaram, em média, R$ 6,1 milhões ao ano entre 2008 e 2012.

Nos jornais, a pressão das elétricas por dinheiro.



por Fernando Brito

Ontem, eu já cansei a paciência dos leitores com este tema, mas é preciso insistir, porque as pressões das empresas (privadas e estatais estaduais) por reajuste tarifário são e vão se tornar mais intensas, com o argumento aterrorizante de que os reservatórios das hidroelétricas ficarão secos e que é preciso “racionalizar” o consumo de energia.

Claro que essa racionalização se traduziria em benefícios fiscais ou puro subsídio para o setor. Como se sabo ano passado.e, parte das geradoras, sobretudo as de governos estaduais tucanos, como os de São Paulo e Minas, não aceitaram o plano de redução tarifária feito por Dilma Rousseff .

E jornais, como faz o Globo hoje, entram neste mecanismo de pressão justamente no primeiro momento do ano em que as condições hidrológicas se aproximam do normal e aliviam a situação crítica de parte do sistema de armazenamento das hidrelétricas.