sábado, 18 de dezembro de 2010

Lula é o povo e o povo é Lula

Lula e o povo


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva intensificou o ritmo de viagens pelo Brasil no último mês de governo. As despedidas ao estilo Silvio Caldas têm sido criticadas.Para alguns, Lula estaria quebrando a liturgia do cargo, comportando-se como um caudilho que não consegue suportar a perda das mordomias presidenciais.Na opinião de outros, ele seria emotivo demais para um cargo que exigiria maior compostura. Fala-se até em desrespeito institucional.

São críticas injustas. Mais uma vez, o presidente é subestimado. Atribuem a ele intenções menores, como se o contato com a população fosse uma manipulação e não um sentimento real.

Ora, Lula é um presidente com uma trajetória pessoal e política diferente dos que governaram antes. É o primeiro metalúrgico eleito para comandar o país. Não esconde que é emotivo, chorão. Fala que governa com o coração. Nunca quis se comportar como um intelectual ou um lorde na Presidência.

Nos dias 13 e 14 de dezembro, em viagem ao Ceará, Paraíba e Pernambuco, Lula fez discursos e gestos civilizadores do ponto de vista político.
Em Missão Velha (CE), falou para uma multidão que aguardava sua chegada numa estação de trem. Ele havia andado no vagão de passageiros VIPs da ferrovia Transnordestina. Encontrou homens e mulheres sorrindo e chorando ao ver um presidente com o qual se identificavam.
No característico estilo informal, deixou o discurso escrito de lado e improvisou. Disse que os nordestinos tinham o direito de ambicionar ser mais do que serventes de pedreiro em São Paulo. Subiu o tom de voz para afirmar que podiam sonhar em ser médicos, arquitetos, advogados. Retratava a sua própria história. Desceu do palanque e foi abraçar, beijar e tirar foto com quem quisesse.

Na visita a São José de Piranhas (PB), andou dentro de um túnel que está no começo da construção. Quando ficar pronta, em 2012, a obra servirá de leito à transposição das águas do rio São Francisco. Terá 15 quilômetros.

Informado de que um grupo aparecera fora do roteiro, ele, mesmo atrasado, foi falar com cerca de 100 pessoas _a maioria funcionários da obra e seus familiares. Um adolescente veio com o pai e a mãe de João Pessoa (horas de carro em estrada ruim) para conhecer o presidente. Os dois se abraçaram e choraram.

Prefeito Edmilson Albuquerque (PT-RN) foi expulso por ter apoiado candidata do DEM

PT expulsa prefeito no RN por ter apoiado candidata do DEM

Anna Ruth Dantas
Direto de Natal

O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no Rio Grande do Norte decidiu, por unanimidade, expulsar o prefeito da cidade de Antônio Martins (a 320 km de Natal), Edmilson Albuquerque. A reunião do diretório ocorreu na tarde deste sábado.

Dilma é diplomada a primeira mulher presidente do Brasil

Saiu na Folha online:

“É uma imensa emoção”, afirma Dilma durante diplomação em Brasília
Camila Campanerut

Do UOL Notícias

Em Brasília

A presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), e seu vice, Michel Temer (PMDB), recebem no fim da tarde desta sexta-feira (17) os diplomas que atestam a vitória nas urnas e o mandato de quatro anos. Os documentos são assinados pelo presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o ministro Ricardo Lewandowski.

Memorando profético dos EUA sobre Honduras previu ano “difícil” para Zelaya um ano antes do golpe

Latin America - Memorando profético sobre Honduras previu ano “difícil” para Zelaya um ano antes do golpe

María Luisa Rivera

Um ano antes que o presidente popularmente eleito de Honduras Manuel “Mel” Zelaya fosse derrubado em um golpe, Charles Ford, o embaixador dos EUA em Tegucigalpa, enviou um memorando (link) a Washington que dizia: “O último ano e meio da administração de Zelaya será, a meu ver, extraordinariamente difícil para nossa relação bilateral.”

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Regulação de conteúdo não é censura, diz Franklin Martin

Ministro de Comunicação Social defende novo marco para comunicação.
Para Franklin, é preciso definir obrigações dos meios de imprensa.

Eduardo Bresciani Do G1, em Brasília

O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, defendeu nesta quinta-feira (16) em reunião da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado um novo marco regulatório para a comunicação social e afirmou que regular conteúdo não é censura. O governo Luiz Inácio Lula da Silva está preparando um anteprojeto que será entregue à presidente eleita Dilma Rousseff tratando do tema.

CCJ aprova o Estatuto das Famílias

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (15) o PL 674/07, do deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), que visa a acabar com as lacunas jurídicas em relação a união estável. Esse e outros projetos apensados formam o Estatuto das Famílias.

Dilma anuncia quatro novos ministros


A presidente eleita Dilma Rousseff, anunciou nesta quarta-feira 15 por meio de nota oficial, quatro novos ministros e um chefe de gabinete. Antônio Patriota, atual secretário-geral do Itamaraty, será o novo ministro das Relações Exteriores; o ex-prefeito de Belo Horizonte (MG), Fernando Pimentel, ocupará o cargo de minsitro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; e o Senador Aloizio Mercadante, do PT, comandará o ministério de Ciência e Tecnologia. Nelson Jobim permancerá à frente do ministério da Defesa.

Não vai ter vazamento do Wikileaks, porque vamos vazar antes



http://www.youtube.com/watch?v=Rx_RCs-Dqvc

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Isenção do Imposto de Renda

Retirado do Gazeta do Povo




Receita “amplia” isenção do Imposto de Renda

Quem tem renda de até 20% acima do teto de isenção – e recebia desconto idêntico na declaração simplificada – não precisa mais entregar a declaração


A Receita Federal criou uma “faixa” especial para a declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2011. Ela vai reunir contribuintes com rendimentos que fiquem entre a faixa de isenção e até 20% acima dela – porcentual equivalente ao desconto-padrão, aplicado nas declarações simplificadas. A novidade tem dois objetivos principais: evitar declarações desnecessárias e garantir a restituição dos isentos que, por algum motivo, tiveram desconto do imposto ao longo do ano (embora essa possibilidade sempre tenha existido).

BNDES terá US$ 3 bi para pequenas e médias empresas


O Banco Nacional de Desen­volvimento Econômico e Social (BNDES) receberá US$ 3 bilhões em empréstimo do Banco Interamericano de Desenvol­vimento (BID) para financiar investimentos de micro, peque­nas e médias empresas brasileiras. O contrato foi assinado ontem pelo presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e o chefe da representação do BID no Brasil, Fernando Carrillo, informou o BNDES, em nota.

Mediação garante passagem gratuita para mães de autistas carentes


Moradora de Águas Lindas, no entorno do Distrito Federal, a mãe de um filho autista estava desistindo de levar o menino à escola na Ceilândia (DF) que atende crianças com necessidades especiais. Apesar de o filho não pagar a passagem, ela só tinha direito à gratuidade nos ônibus que circulam em Brasília e cidades satélites, como prevê uma lei local. Como tinha que usar transporte interestadual, o pagamento da sua passagem estava insustentável para o apertado orçamento familiar.

Colômbia pediu aos EUA para espionar Equador e Venezuela

Vermelho - 131210_uribe1 A Colômbia pediu aos Estados Unidos para compartilhar informação de inteligência sobre a Venezuela e o Equador, o que Washington rejeitou, segundo despacho confidencial de abril de 2008, divulgado pelo site WikiLeaks.

Combate à corrupção no governo Lula

O mundo celebrou na semana passada, em 9/12, o Dia Internacional contra a Corrupção, instituído pela ONU. Nestes dias finais do governo Lula, é tempo de reflexão sobre o que fizemos e o que ainda precisa ser feito nessa área.

Lembremos as medidas iniciais, a base do que veio depois: o fortalecimento da Controladoria-Geral da União, da Polícia Federal e a decisão de fazê-las atuar de forma articulada, em operações conjuntas, desbaratando quadrilhas há muito existentes. Pouco depois, o sistema de corregedorias, com uma em cada ministério.Decisiva também foi a nova relação com o Ministério Público, para que pudesse cumprir sua função constitucional, ao contrário do que ocorria antes, quando um procurador ganhou a alcunha de "engavetador-geral". Hoje, essa autoridade é apontada pelo voto dos seus pares, o que garante sua autonomia.No campo da transparência, este governo partiu do zero, tal era a "caixa-preta" das despesas.

Americanos de olho no pré-sal. As duas caras de José Serra

"O cônsul confirma a percepção da executiva [da petrolífera americana Chevron] ao escrever que fontes do Congresso disseram que Serra recomendara ao PSDB e outros partidos da oposição que fizessem emendas aos projetos, mas não se opusessem a eles. Diante desse cenário, a estratégia das petrolíferas para barrar a aprovação do novo marco do pré-sal seria fazer lobby no Senado por meio do IBP e de outras entidades como Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Embora, na sua avaliação, Hearn tenha escrito que a mudança na Lei do Petróleo pode afetar o interesse das companhias americanas, em diversos outros telegramas as empresas reafirmam sua intenção de permanecer no Brasil, mesmo com a alteração nas regras”.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

MEC acompanha implementação do Ensino Médio Inovador na Bahia

Representantes do Ministério da Educação (MEC) chegam à Bahia no dia 15 de dezembro e permanecem até o dia 17 para acompanhar o desempenho do Programa Ensino Médio Inovador, no Estado. Eles visitarão unidades escolares nos municípios de Feira de Santana (Colégio Estadual General Osório), Elísio Medrado (Colégio Democrático Professor Rômulo Galvão) e Serrinha (Colégio Estadual Josevaldo Lima).

O Globo omite informação que compromete Serra com petroleira

Do Vi o Mundo

por Stanley Burburinho


O Globo está  protegendo o José Serra sobre o telegrama vazado pela WikiLeaks sobre o pré-sal. O jornal omitiu o que foi dito pelo Serra que a matéria da FSP [Folha de S. Paulo] mostrou [de que Serra teria prometido acabar com o sistema de partilha, adotado pelo governo Lula]. No Globo,  Serra é citado em apenas um dos onze parágrafos da matéria (está abaixo). Ainda em um trecho de texto fora de contexto, dando a entender que ele é a favor do pré-sal.

Movimentos criticam desfecho das negociações climáticas

Para agradar a todas as partes e conseguir um consenso, a presidência da cúpula formulou um conjunto de acordos que mencionam a necessidade de reduzir emissões mas remetem as decisões mais importantes para cúpulas posteriores.

Por Ricardo Coelho

A cúpula de Cancún acabou com um conjunto de decisões que não acrescentam muito ao processo negocial. No ano mais quente da história, a 16a Conferência das Partes da Convenção Quadro para as Alterações Climáticas foi marcada por fortes dissidências sobre o futuro do Protocolo de Quioto.

Dúvidas sobre matrícula ou rematrícula escolar?


Atenção, pais e alunos! Fim de ano não é só tempo de festas e férias. Também é hora de colocar a mão no bolso para pagar a matrícula (ou rematrícula) escolar. Para evitar dor de cabeça, é fundamental conhecer seus direitos. A seguir, o Idec responde às principais dúvidas dos consumidores em relação a esse assunto.

Escolas e universidades podem cobrar taxa de matrícula?

Banco Mundial analisa a evolução e os desafios da educação brasileira

Segunda-feira, 13 de dezembro de 2010 - 19:29

O Brasil registrou avanços em educação nos últimos 15 anos, mas ainda há desafios a superar para garantir o progresso do país. Esta é a síntese de estudo do Banco Mundial, Achieving World Class Education in Brazil: The Next Agenda (Chegando a uma educação de nível mundial, na tradução oficial), divulgado nesta segunda-feira, 13, pelo diretor da instituição para o Brasil, o senegalês Makhtar Diop, pelo coordenador de operações em desenvolvimento humano do banco, Michele Gragnolati, e pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.

Lula diz que participará de protestos pela liberdade de imprensa e defesa do WikiLeaks

O Presidente Lula disse nesta segunda-feira que, ao deixar o governo, não ficará dentro de uma "redoma de vidro" e que participará de protestos. Brincou que só não participará de manifestações contra sua sucessora,Dilma Rousseff. Segundo ele, o primeiro evento nas ruas pós-governo poderá ser pela liberdade de imprensa e pela defesa do site WikiLeaks.

"Podem estar certos que nos encontraremos em algum lugar desse país, em alguma assembleia, em alguma passeata, em algum protesto, não contra a Dilma, mas em algum protesto contra alguma coisa. Um protesto porque censuraram o WikiLeaks, vamos fazer manifestação, porque a liberdade de imprensa não tem meia cara, tem que ser total e absoluta, não pode desnudar só um lado. Tem que desnudar tudo", disse Lula durante entrega do Prêmio Direitos Humanos 2010.

Lula disse que apanhou até cair no chão durante a crise do mensalão, em 2005, o Presidente disse que deveria ter sido atendido, naquele período, pela Comissão de Direitos Humanos.

"O governo precisava da Comissão de Direitos Humanos para defendê-lo porque a linha de ataque era violenta, raivosa, aquele negócio de que é hora de acabar com o governo e bater no governo até cair no chão", afirmou.Lula disse que pediu ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, que entregue nos próximos dias relatório da situação da busca de corpos no Araguaia.Informações uol

Cláudio Lembo:O WikiLeaks continua criando situações constrangedoras para a diplomacia norte-americana

Continua a devassa

Cláudio Lembo
De São Paulo

O WikiLeaks continua criando situações constrangedoras para a diplomacia norte-americana. As novas mensagens reveladas avançam sobre o interior do Vaticano.

O pequeno estado papalino é considerado pelos diplomatas americanos, que lá servem, como ambiente acanhado e provinciano, sem qualquer condição de dialogar com a contemporaneidade.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Conselho Nacional de Educação quer fim da reprovação até 3ª série

Órgão também determinou que todos alunos devem ser plenamente alfabetizados até os 8 anos de idade

Agência Brasil

As novas diretrizes curriculares para o ensino fundamental de nove anos foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Uma das determinações do órgão é que todos alunos devem ser plenamente alfabetizados até os 8 anos de idade. O CNE ainda “recomenda fortemente” que as escolas não reprovem os alunos até o 3° ano dessa etapa.

Wikileaks: embaixada dos EUA diz que espaço aéreo de Brasília é vulnerável a ataques terroristas


Thaís Romanelli | Redação

O jornal Folha de S. Paulo divulgou neste domingo (12/12) o vazamento de um telegrama obtido pelo Wikileaks em que a embaixada dos Estados Unidos no Brasil diz que o espaço aéreo de Brasília é vulnerável a ataques terroristas, que podem podem usar um avião para atingir e destruir prédios públicos na capital do país.

Frei Betto faz balanço dos 8 anos de governo e diz: "Obrigado, Lula"

Por Frei Betto, em Adital

Quanta esperança refletida na euforia que contaminou a Esplanada dos Ministérios no dia de sua posse! Decorridos oito anos, eis que a aprovação de seu governo alcança o admirável índice de 84% que o consideram ótimo e bom. Apenas 3% o reprovam.

O Brasil mudou para melhor. Cerca de 20 milhões de pessoas, graças ao Bolsa Família e outros programas sociais, saíram da miséria, e 30 milhões ingressaram na classe média. Ainda temos outros 30 milhões sobrevivendo sob o espectro da fome e quem sabe o Fome Zero, com seu caráter emancipatório, a tivesse erradicado se o seu governo não o trocasse pelo Bolsa Família, de caráter compensatório, e que até hoje não encontrou a porta de saída para as famílias beneficiárias.