Representantes do Ministério da Educação (MEC) chegam à Bahia no dia 15 de dezembro e permanecem até o dia 17 para acompanhar o desempenho do Programa Ensino Médio Inovador, no Estado. Eles visitarão unidades escolares nos municípios de Feira de Santana (Colégio Estadual General Osório), Elísio Medrado (Colégio Democrático Professor Rômulo Galvão) e Serrinha (Colégio Estadual Josevaldo Lima).
O ano de 2010 foi o primeiro em que educadores de escolas baianas atuaram com base nas discussões propostas pelo Ensino Médio Inovador. O trabalho obteve destaque em todo o país, porque faz, de forma pioneira, uma articulação com outro Programa do Governo Federal, o Mais Educação, voltado, originalmente, para atender os estudantes do ensino fundamental.
“O MEC reconhecerá, na prática, o que acontece de diferente na Bahia em função desta articulação. Os resultados já foram relatados em encontros e documentos, mas agora eles terão a oportunidade de entrar nas escolas, de entrevistar estudantes e educadores”, diz Célia Tanajura, diretora de educação básica da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
A diretora ratifica que o plano para a execução do Ensino Médio Inovador nas escolas da Bahia inclui a extensão dos benefícios do Mais Educação para os estudantes do ensino médio. “Trabalhamos o Ensino Médio Inovador paralelamente ao Mais Educação. É uma concepção que a Bahia divide apenas com o Estado do Mato Grosso e que, depois dessa visita, pode ser implantada nacionalmente”, esclarece Célia Tanajura.
Desde o início do ano, Bahia e Mato Grosso discutem, junto ao MEC, a transformação da articulação do Ensino Médio Inovador e do Mais Educação, em política pública de educação integral, com jornada ampliada e aplicação nas escolas estaduais do país.
Ensino Médio Inovador na Bahia – Atualmente, o Ensino Médio Inovador beneficia 22.853 estudantes na Bahia. Das 24 escolas que participam do Programa, 22 estão localizadas no interior do estado, no semiárido baiano. “Esta é uma região que sempre esteve em segundo plano até então”, justifica o superintende de desenvolvimento da educação básica da Secretaria da Educação do Estado, Nildon Pitombo.
O Ensino Médio Inovador abrange a readequação dos espaços físicos das unidades escolares e a aquisição de equipamentos com o objetivo de garantir a permanência dos estudantes nas escolas em jornada ampliada. Durante o tempo que permanecem em atividade na escola, eles têm direito a lanche e almoço.
Para a diretora de educação básica do Estado da Bahia, Célia Tanajura, “mesmo em fase inicial, os benefícios à rede estadual de educação são visíveis. O Ensino Médio Inovador proporciona o debate em torno de questões como: a elaboração de uma matriz de referência, novos arranjos curriculares, transversalidade dos conteúdos, contextualização e interdisciplinaridades, revisão das diretrizes curriculares, articulação escola comunidade e educação integral em jornada ampliada”, conclui.
O Programa - O Programa Ensino Médio Inovador surgiu para incentivar as redes estaduais de educação a criar iniciativas inovadoras para o ensino médio. A intenção é estimular estas redes a pensar novas soluções que diversifiquem os currículos com atividades integradoras, a partir dos eixos trabalho, ciência, tecnologia e cultura, a fim de melhorar a qualidade da educação oferecida nessa fase de ensino e torná-la mais atraente.
A proposta do MEC tem cinco questões centrais a serem discutidas no currículo do ensino médio: 1) Estudar a mudança da carga horária mínima do ensino médio para 3 mil horas – um aumento de 200 horas a cada ano. 2) Oferecer ao estudante a possibilidade de escolher 20% de sua carga horária e grade curricular, dentro das atividades oferecidas pela escola. 3) Associar teoria e prática, com grande ênfase a atividades práticas e experimentais, como aulas práticas, laboratórios e oficinas, em todos os campos do saber. 4) Valorizar a leitura em todas as áreas do conhecimento. 5) Garantir formação cultural ao estudante.
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