quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A crise global do magistério


A crise que se abateu sobre o magistério e sobre a educação pública não é um fenômeno exclusivamente brasileiro. Em todos os países que adotaram a política educacional neoliberal, o drama vivido pelos docentes e a falência da educação pública segue o mesmo roteiro de penalizações, descaso e sofrimento.

Insisto em trazer mais um texto sobre o cotidiano dos docentes portugueses com o objetivo de mostrar que o sucateamento da educação pública e a desvalorização dos docentes é um projeto global e segue a mesma cartilha imposta pela OMC e o Banco Mundial, autores da política educacional neoliberal.

A implantação dessa política se dá em diversas fases e aqui no Brasil, estamos ainda vivenciando as etapas iniciais. O Chile foi a cobaia desse experimento e o resultado foi desastroso. Agora os estudantes estão nas ruas lutando para ter direito à educação pública.


Não pensem que as coisas vão se ajeitar e daqui a quatro anos, por obra e graça do destino. Precisamos nos conscientizar do perigo que nos ameaça e fazer alguma coisa enquanto há tempo. A vantagem do conhecimento prévio de uma situação é que ela nos dá a possibilidade de evitá-la de modo a nos pouparmos das suas consequencias indesejáveis, entretanto se ficarmos de braços cruzados seremos co-responsáveis por todos os infortúnios que cairem sobre nós.

Espero que o artigo postado abaixo contribua para o aprofundamento dessa reflexão.


O Mundo Íntimo dos Professores
João Ruivo in Educare

O clima percecionado* na maioria das escolas é de desilusão, de desencanto, de anomia profissional. Os professores portugueses não vivem momentos facilitadores do desabrochar da ilusão, da fantasia criadora e da utopia que leva à vontade de fazer e de vencer.

Os mais jovens interrogam-se sobre as escolhas que fizeram no momento em que decidiram vir a ser professores. Os que acumularam mais experiência no desenrolar do seu percurso profissional questionam-se sobre o sentido da dádiva desinteressada com que se envolveram numa carreira que, pela sua nobreza e relevância social, deveria ter sido indiscutivelmente gratificante.

As políticas de reconstrução do tecido curricular, organizacional e de vida ativa dos docentes e das escolas correram mal. Correram mal a todos e pelos piores motivos. Correram mal aos governantes, por precipitação, autismo e muita soberba. Correram mal aos professores pelo desrespeito com que foram mimados, pelo desgaste da sua imagem social, e pela total desestruturação do seu mundo conceptual sobre a escola e sobre o seu futuro.

Há muito que os especialistas tentam compreender estes estádios de carreira, ou ciclos de vida dos professores.

Porque são previsíveis e, logo, facilmente controláveis, em termos de expectativas e de procedimentos, a literatura aconselha a manter os docentes em um dos três estádios clássicos do seu percurso profissional:

1- O estádio da sobrevivência, ou da fantasia, que geralmente coincide com o início da carreira, e que se singulariza pela necessidade de afirmação do professor, no contacto que mantém com os seus alunos, com os colegas e com comunidade educativa;

2- O estádio da mestria, em que o professor foca o seu esforço no desempenho profissional, na preocupação de ser um "bom" professor, dominando competências inerentes a essa intencionalidade, pelo que procura respostas adequadas para determinadas situações que o ato de ensinar lhe coloca: o número de alunos por turma, a ausência de regras bem definidas de ação, a falta de materiais e condições para o exercício do seu trabalho na classe, a falta de tempo para a consecução dos objetivos, ou para a abordagem dos conteúdos;

3- O estádio da estabilidade, em que o docente tenta individualizar o ensino, preocupando-se quer com os seus alunos, quer com as suas necessidades e anseios, sejam elas de ordem curricular como de natureza social e, até, familiar.

A pressão permanente sobre o sistema e sobre os professores; a sua menorização pessoal, intelectual e profissional, invariavelmente conduz a situações de prolongado e persistente mal-estar, retirando os docentes de um desses três estádios clássicos e colocando-os no que Francis Füller tão engenhosamente chamou de "curva ou estádio do desencanto".

Infelizmente, vivemos em Portugal um desses momentos raros e que presumimos indesejáveis para todos os intervenientes: professores, pais e governantes. Momento em que se rompeu com um período em que os professores se encontravam em ciclos da carreira de desinteressada dádiva ao sistema, à escola e aos alunos, e que os tinham levado a otimizar o seu investimento pessoal.

O ataque à sua profissionalidade surgiu uma vez e outra, até que esta inesperada e evitável curva do desencanto os atingiu fatalmente.

O acumular de situações provocadas por esta já longa e insuportável conjuntura, por todos conhecida, o retomar insistente de promessas incumpridas de verdadeira descentralização do sistema educativo português, e a negação de se atribuir mais poder de decisão aos professores e às escolas também contribuíram para que a desilusão e o desencanto se enquistassem no sistema, transformando as sinergias naturais em processos de entropia irrefreáveis.

O trabalho do professor é socialmente incontornável. Não depende apenas das políticas e dos políticos. É uma exigência social, reconhecida e validada, que implica com a construção do futuro e com o bem-estar das novas e das mais seniores gerações.

A escola é um bem não negociável. Não pode ser objeto de argumentos de facção, de olhares recriminatórios e de inventivas de tirania psicológica. Não pode, porque o que se faz à escola tem um efeito multiplicador e de imprevisível bumerangue. O desrespeito desleal pela escola marca e vitima os acusadores. A cicatriz social que daí resulta leva tempo a sarar.

O mal-estar que se instalou por demasiado tempo tem custos que ainda estão por calcular. E pagamos todos. Mesmo aqueles que, como nós, continuam a pensar que para com os professores temos uma dívida impagável que releva os momentos menos felizes do exercício da profissão. Porque lhes devemos uma boa parte do que somos e do que ainda queremos vir a ser.

Fonte:http://movimentoescolapublica.blogspot.com/2011/04/o-mundo-intimo-dos-professores.html

* percecionado: particípio passado de percecionar verbo transitivo

1. perceber ou conhecer através dos sentidos 2. ter a perceção ou a noção de 3. figurado entender; interpretar (Do latim perceptiōne+-ar)

Dicionário da Língua Portuguesa - com Acordo Ortográfico http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa-ao/percecionado

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