sexta-feira, 27 de agosto de 2010

RS: Tarso Genro amplia vantagem sobre José Fogaça

Tarso amplia vantagem sobre Fogaça

Petista aparece com 42% das intenções de voto, seguido do peemedebista, com 27%, e de Yeda Crusius, com 14%

Na primeira pesquisa Datafolha para intenção de voto ao governo do Rio Grande do Sul, após o início do horário eleitoral obrigatório, Tarso Genro (PT) aparece com 42%. José Fogaça (PMDB) tem 27% e Yeda Crusius (PSDB) vem em terceiro, com 14%.


O levantamento mostra que o petista ampliou a vantagem sobre o segundo colocado desde a sondagem feita em julho, quando Tarso tinha 35%. No início de agosto, subiu três pontos, indo a 38%, e agora cresce quatro pontos, chegando a 42%. Fogaça continua com os mesmos 27% nas três pesquisas. Com isso, o candidato do PT aparece com 15 pontos à frente do peemedebista.

Yeda Crusius (PSDB) começou com 15% em julho, subiu um ponto no início de agosto (16%) e agora oscilou dois pontos para baixo (14%). Em quarto lugar, aparece Pedro Ruas (PSOL), com 1%. Os demais candidatos foram citados, mas não atingiram 1% das intenções de voto. A pesquisa, encomendada por jornal Folha de S.Paulo e Grupo RBS, foi realizada entre os dias 23 e 24 de agosto, com 1.225 eleitores, com margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na intenção de voto espontânea, quando não são apresentados os candidatos, ainda é alto o índice de eleitores que não sabem em quem votar para o governo do Estado, chegando a 47%. Neste segmento, Tarso Genro aparece à frente, com 25% das citações, seguido de Fogaça, com 12% e Yeda, com 10%.

A candidata do PSDB é a que tem o maior índice de rejeição entre os entrevistados, com 47% das citações, seguida de Fogaça, com 16%, e Tarso, com 13%. A rejeição da governadora se concentra entre os moradores da Capital e da Região Metropolitana, com 50%.

A preferência do eleitorado pelo candidato do PT aumenta quanto maior é o nível educacional: entre aqueles com Ensino Fundamental, 38% afirmaram votar em Tarso. Entre aqueles com nível médio, o índice sobre para 43% e, entre os do Ensino Superior, sobe para 51%. Fogaça recebe mais votos entre os mais jovens, com 33% das intenções e entre aqueles com Ensino Médio (28%).

Em um eventual segundo turno, se a disputa para governador ficasse entre Tarso e Fogaça, 50% votariam no petista e 38% no peemedebista.

Nenhum comentário: