quinta-feira, 29 de julho de 2010

O apoio de Dilma é disputado por candidatos do Rio Grande do Norte

Os candidatos ao governo do Rio Grande do Norte, Iberê Ferreira (PSB) e Carlos Eduardo (PDT), disputam o apóio de Dilma Rousseff(PT) no estado. Até mesmo o senador Garibaldi Alves (PMDB), que apóia a candidata do DEM, Rosalba Ciarlini, quer aparecer ao lado de Dilma. 

Entretanto, José Serra (PSDB) não tem tido a mesma sorte. Pois, Rosalba tem procurado omitir o apoio do mesmo. (Aqui: Serra largado de mão)


Dilma reúne 2 candidatos ao Governo no mesmo palanque

Anna Ruth Dantas - repórter

A passagem da presidenciável Dilma Rousseff (PT) por Natal reuniu, no mesmo palanque, dois candidatos ao governo do Estado e quatro pretendentes ao Senado Federal. Dividiram o mesmo espaço Iberê Ferreira (PSB) e Carlos Eduardo (PDT). O cuidado da coordenação de campanha para oferecer o mesmo espaço aos dois era nítido. Tanto foi assim, que o próprio candidato a vice-presidente, Michel Temer, ficou na segunda fila do palco para que Dilma ficasse ladeada com os candidatos do PDT e do PSB.


A caminhada pelas ruas do bairro do Alecrim durou menos de uma hora. E começou com um fato curioso: não havia nenhum dos candidatos. Os carros de campanha e as claques começaram a percorrer, sem que nenhum dos pretendentes a cargo público chegasse. Estava na metade do percurso quando Dilma Rousseff, acompanhada de Iberê Ferreira e Carlos Eduardo, subiu no carro principal.

Em seguida, ficou nítida a divisão das coligações. Um carro aberto seguia com a ex-governadora Wilma de Faria e Hugo Manso, candidatos ao Senado, e os pretendentes ao cargo de deputado federal e estadual do PT e PSB. Logo atrás estava um carro com o senador Garibaldi Filho, o deputado federal Henrique Eduardo Alves e alguns pretendentes ao cargo de deputado estadual.

Nos discursos que realizou na passagem pelo Rio Grande do Norte, a petista criticou o DEM, prometeu erradicar a miséria e garantiu prioridade para as obras estruturantes do Rio Grande do Norte. Ela destacou que, caso seja eleita, fará a ampliação, adequação e dragagem do Terminal Salineiro de Areia Branca. “Também já me comprometi com a BR 110 e estamos fazendo a 101”, destacou Dilma Roussef.

A candidata do PT rebateu as declarações do senador José Agripino Maia de que o governo federal teria esquecido o Estado potiguar, sem fazer a Transnordestina e a refinaria de petróleo.

“A Transnordestina começará no Piauí e ligará os portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco. Agora a ligação da Transnordetina com o resto do Nordeste se dará no segundo momento. Se o senador José Agripino achasse que era tão importante ferrovia para o Nordeste deveria ter construído pelo menos 1 quilômetro de ferrovia quando esteve no poder e não fez. O Brasil vai voltar a ter ferrovias. Podemos dizer que vamos fazer porque já fizemos”, disse a candidata.

Sem salário digno não há milagre, diz candidata

A ex-ministra Dilma Roussef, que disputa a Presidência da República pelo PT, defendeu a melhoria salarial dos professores e disse que essa é uma questão fundamental para uma educação de qualidade.

“Sem salário digno não há milagre. Se quisermos ter também pessoas que sejam capazes de, ao longo de sua vida, virarem pesquisadores, tecnólogos, temos que pagar bem ao professor. Essa é um questão que não pode estar nas gavetas, falar só em qualidade na educação e não falar desse ponto não adianta”, destacou.

Ela enfatizou a experiência que teve no governo gederal como forma de lhe proporcionar a condição para administrar o País. “Temos condição de discutir concretamente nosso futuro. Temos condição porque temos experiência de governo”, comentou Dilma Rousseff.

Durante palestra na Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a candidata foi questionada sobre qual seria o piso ideal para o professor. Mas ela disse que não poderia responder: “não serei irresponsável. Mas afirmo que de mim você podem esperar todo possível para a melhoria do professor”.

Dilma Rousseff promete acabar com a miséria

A candidata do PT à presidência da República, Dilma Roussef, afirmou que o primeiro compromisso do seu plano de governo é erradicar a miséria. Ao participar da 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Natal, ela disse que deseja, caso seja eleita, conduzir todos os brasileiros ao padrão de vida de classe média.

“De nada adianta um ponto percentual no PIB se não melhorar a vida do brasileiro. O primeiro compromisso que eu tenho é com a erradicação da miséria nesse país. Isso não é anexo, não é colorido, é o cerne do plano de governo. O desenvolvimento que queremos é para os 190 milhões de brasileiros”, comentou. A petista lembrou que o governo federal elevou 31 milhões de brasileiros para classe média e destacou que esse é o padrão mínimo que deseja para os brasileiros. “Temos que fazer com que o País se eleve. Quase 70% da população está acima da classe C. Temos que conduzir todos os brasileiros ao padrão de vida de classe média. Essa é a nossa missão e nosso compromisso primeiro”, frisou a candidata.

Dilma classificou de “infundadas” as afirmações contidas na biografia autorizada de Marina Silva, na qual ela aponta que Dilma Rousseff poderá não ser rígida na concessão das licenças ambientais para as obras do Programa de Aceleração do Crescimento.

“Nós levamos a sério as licenças ambientais das obras do PAC. Levamos a sério quando ela era ministra do Meio Ambiente e levamos sério quando o Minc era ministro. Tanto levamos a sério que nesse último período, sem Marina ser ministra, o ministro Minc mostrou os dados do desmatamento no período e caiu de 27 mil quilômetros para 7 mil quilômetros. Tivemos o compromisso de levar a frente política rígida em relação a comercialização de madeira. Isso (de Marina Silva) é absolutamente infundado”, destacou.

Dilma volta a fazer crítica enfática à oposição

A candidata a Presidência da República, Dilma Rousseff, elevou o tom do discurso contra o DEM e o PSDB que, segundo ela, fizeram uma oposição não civilizada ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Enquanto critica diretamente a legenda do principal opositor, José Serra (PSDB), a petista também enaltece a principal meta do seu plano de governo: erradicar a miséria.

Durante comício ontem no bairro do Alecrim, a petista acusou Democratas e tucanos de “estarem vestindo pele de cordeiro” por verem os índices de aprovação do presidente Lula. “Eles fizeram uma oposição não racional, foram contra o Prouni, contra a transposição do rio São Francisco”, disse a candidata.

Ela disse que alguns integrantes do DEM, como o senador José Agripino Maia, estão agora amenizando o discurso de crítica devido a aprovação do Governo Lula e a tentativa da oposição de ganharem voto. “Durante o Governo do presidente Lula fomos vítimas de uma oposição sem trégua, com críticas pessoais ao presidente Lula. Chamaram o Bolsa Família o tempo inteiro de bolsa esmola. Fico indignada com o que aconteceu nesse período”, comentou.

Nenhum comentário: