terça-feira, 6 de julho de 2010

José Serra não tem Programa de Governo, só discurso

Serra sem programa. Só pedaços de discursos

Por José Dirceu

Como eu escrevi aqui já várias vezes, o candidato tucano... 

Como eu escrevi aqui já várias vezes, o candidato tucano e da oposição, José Serra (PSDB-DEM-PPS) não tem nenhum programa de governo. Nem discurso, nem metas, nem projetos. Nada. Nem rumo para imprimir ao país. Ontem, data para registro das candidaturas presidenciais no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que precisa ser acompanhado por um programa, nem um esboço disso o tucano tinha.


No lugar de programa de governo, Serra mandou ao TSE uns recortes, pedaços de dois discursos velhos que fez: um deles, aquele da convenção que homologou sua candidatura em Brasília e no qual comparou o presidente Lula a Luís XIV, rei absolutista da França. Os outros trechos eram de um desses discursos que faz diariamente com críticas ao presidente da República.

A justificativa é de que aguardam o recebimento das propostas dos partidos aliados para elaborar um programa de governo. Mas, fora uma parte do PTB, ele só tem dois aliados - o insignificante política e eleitoralmente PPS e o DEM, o mais conservador dos partidos brasileiros. Deste, então, nem precisa esperar muito. Se enviarem, encaminharão aquelas propostas que fazem desde que Pedro Álvares Cabral desembarcou no Brasil e eles se encastelaram no poder com qualquer que seja o governo. Recauchutarão o que têm desde que se chamavam PFL, PDS, ARENA, UDN...

Essa é a oposição que se lança à disputa do governo de um Brasil que é a 8ª economia do mundo, com perspectivas de tornar-se a 5ª até meados da próxima década!

Vexame.

Nenhum comentário: