sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Sorria, você está sendo filmado

A tecnologia já não permite mais que ninguém possa mais ter a ilusão de que está perdido na multidão.

Um projeto desenvolvido pela Nasa e utilizado pelo Google em seus mapas já está disponível no mercado: o Gigapan, um equipapento com que se faz estas fotos como esta aí de cima tirada pelo mineiro Emmerson Maurílio na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG), em maio deste ano, num jogo entre Atlético e Cruzeiro.

Não é uma câmara fotográfica, mas um sistema digital que produz automaticamente centenas ou milhares de imagens fotográficas e as compõe em uma só, ampliável.

As imagens aí de cima são da mesma foto, apenas ampliando o pontinho indicado com a seta vermelha. Você mesmo pode verificar como é o sistema, clicando aqui.

Bem, isso é o que a Nasa Inteligent Robotics permitiu que fosse comercializado, e por algo em torno de R$ 1.500. O brinquedinho está vendendo como água no deserto.

Agora, faça uma idéia da capacidade que os sistemas que devem ter conservado de uso restrito dos órgãos governamentais americanos, para uso em satélites, aviões-espiões e outros usos militares.

As discussões que se travam sobre a privacidade dos cidadãos viraram brincadeira de criança, perto de um sistema de identificação assim.

Aliás, isso cara vez mais se aproxima do “Grande Irmão” de George Orwell.
 

Nenhum comentário: