sábado, 24 de julho de 2010

Chávez: EUA usam Colômbia para atacar Venezuela

CARACAS, 23 Jul 2010 (AFP) -Os Estados Unidos tentam atacar a Venezuela através da Colômbia, transformada em "enclave do império" americano, afirmou nesta sexta-feira o presidente venezuelano, Hugo Chávez, um dia após romper relações com Bogotá.


"Na América Latina não há dúvidas de que o espaço mais quente, mais tenso que o império escolheu (...) para preparar as condições de um conflito armado em função de seus interesses é esta parte norte da América do Sul", disse Chávez em um ato público transmitido pela TV estatal.

Segundo Chávez, "a Colômbia se transformou em um enclave do imperialismo".

"Fui obrigado ontem a romper relações com o governo da Colômbia", destacou Chávez sobre a decisão adotada na quinta-feira, após Bogotá apresentar provas da presença de guerrilheiros colombianos no território venezuelano.

"Não podemos subestimar o que está ocorrendo (...) mas a última coisa que acontecerá aqui será uma guerra. Mas compreendam que se formos agredidos, não vamos ficar de braços cruzados".

Chávez colocou as Forças Armadas em "alerta máximo" diante da possibilidade de um ataque armado por parte da Colômbia, mas a situação na fronteira comum é de tranquilidade.

nr/LR
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4583138-EI294,00-Chavez+EUA+usam+Colombia+para+atacar+Venezuela.html

Nenhum comentário: