sábado, 24 de julho de 2010

Coreia do Norte ameaça utilizar "forte dissuasão nuclear"

Estados Unidos acusa país de iniciar uma campanha de provocação

A Coreia do Norte ameaçou neste sábado (horário local) usar uma "forte dissuasão nuclear" para responder aos exercícios militares conjuntos entre Estados Unidos e Coreia do Sul a partir deste domingo, informou a imprensa oficial norte-coreana.


A Coreia do Norte está preparada para uma "guerra de retaliação sagrada", informou a agência oficial norte-coreana KCNA, citando a Comissão de Defesa Nacional de Pyongyang.

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul anunciaram exercícios navais conjuntos, que terão início no domingo, em uma tentativa de deter o que chamam de comportamento "agressivo" da Coreia do Norte.

— Todas essas manobras de guerra são provocações destinadas a reprimir a República Democrática da Coreia pela força das armas — informa a KCNA.

— O exército e o povo da Coreia do Norte contarão de forma legítima com sua forte dissuasão nuclear para responder aos exercícios militares promovidos por EUA e Coreia do Sul —

As declarações ocorrem depois de os Estados Unidos acusarem Pyongyang de iniciar uma campanha de provocação. As farpas diplomáticas aumentaram depois que a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e o chanceler da Coreia do Sul, Pak Ui-Chun, participaram de um fórum de segurança Ásia-Pacífico em Hanoi em meio ao aumento das tensões na península.

— Haverá uma resposta física contra os passos tomados pelos Estados Unidos militarmente. Não estamos mais no século 19 — disse o porta-voz da delegação norte-coreana, Ri Tong Il, a jornalistas.

Os exercícios navais - envolvendo aeronaves, navios de combate e tropas - são uma "grave ameaça à península da Coreia, assim como para a Ásia toda", completou o porta-voz.

— Vai contra a soberania do povo da República Democrática da Coreia e sua segurança — disse.

AFP

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&section=Mundo&newsID=a2982165.htm

Nenhum comentário: