sábado, 24 de julho de 2010

Datafolha destoa com relação a outros institutos

A pesquisa Datafolha apresenta um resultado muito diferente do apresentado por outros Institutos. Pode ser que a metodologia ajude a explicar, mas cabem algumas interrogações:

Como é que Serra pode está 1 ponto à frente de Dilma na estimulada e ao mesmo tempo perder 3 pontos na espontânea (tinha 19% caiu para 16%)?

Sem falar que a diferença entre os que dizem votar em Dilma + Lula + Candidato de Lula + Candidato do PT (29%) e José Serra (16%) é de 13 pontos:


Dilma – 21% (tinha 22% na pesquisa anterior)
Serra – 16% (tinha 19%)
Lula – 4%
Candidato do Lula – 3%
Candidato do PT – 1%

Como pode José Serra crescer em rejeição, enquanto Dilma reduz, e mesmo assim a candidata petista perder na estimulada?

Serra – subiu para 26% (tinha 24% na última pesquisa)
Dilma – caiu para 19% (era 20%)

O que aconteceu para que o eleitor deixasse de identificar Dilma como a candidata de Lula?

Na pesquisa anterior (junho) 75% dos entrevistados diziam saber que a petista era apoiada pelo atual presidente. Hoje, a taxa recuou para 70%.

Não teve programas eleitorais, mas a exposição foi muito maior – lançamento de programas, agenda dos candidatos, campanha nas ruas, palanques nos Estados, entrevistas, etc.

Veja abaixo o resultado da pesquisa (retirado do Luis Nassif):

EMPATE NA PESQUISA DATAFOLHA

Enviado por luisnassif, sab, 24/07/2010 - 09:01

DA FOLHA

SERRA E DILMA CONTINUAM EMPATADOS, DIZ DATAFOLHA

Tucano tem 37%, e petista, 36%; candidatos oscilam na margem de erro

Marina Silva vai a 10%; na pesquisa espontânea Dilma lidera, com 21%, contra 16% de Serra; 2º turno tem estabilidade

FERNANDO RODRIGUES
DE BRASÍLIA

Na terceira semana oficial da campanha, José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) seguem empatados na corrida presidencial. O tucano está com 37% contra 36% de Dilma, mostra o Datafolha. A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23, com 10.905 entrevistas em todo o país. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.

Na última pesquisa, de 30 de junho e 1º de julho, Serra havia registrado 39%, contra 37% de Dilma. Ambos oscilaram negativamente, mas dentro da margem de erro. Marina Silva (PV) tinha 9% e agora foi a 10%.

Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) pontuou pela primeira vez nesta eleição, marcando 1%. Zé Maria (PSTU) também tem 1%. Outros quatro candidatos de partidos pequenos que concorrem a presidente foram incluídos na pesquisa, mas não atingiram 1%.

O Datafolha continua a captar uma estabilidade no número de eleitores indecisos ou que votam em branco ou nulo: 4%, o mesmo percentual do último levantamento. Os indecisos são 10%, contra 9% no levantamento anterior.

Numa simulação de segundo turno, o cenário repete o de maio, com Dilma numericamente à frente de Serra, mas dentro da margem de erro: a petista tem 46% contra 45% do tucano.

ESPONTÂNEA

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado responde em quem pretende votar sem ver a lista de candidatos, o resultado é favorável a Dilma Rousseff. Ela tem 21% e se manteve estável em relação aos 22% da outra pesquisa. Já Serra tinha 19% e recuou para 16%.

A petista também tem potencialmente a seu favor as respostas dos 4% que declaram querer votar no presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Outros 3% respondem ter intenção de escolher o "candidato do Lula" e 1% quer um "candidato do PT". Na sondagem sobre intenção de voto espontânea, os indecisos são 46%, contra 42% no início do mês. Marina Silva (PV) tem melhorado sua marca lentamente: 2% em abril, 3% em maio e junho, e, agora, foi a 4%.

Há também um quadro de poucas mudanças na rejeição dos candidatos. Os que não votariam no ex-governador "de jeito nenhum" são 26% (eram 24% da última pesquisa).

Dilma tem 19% (antes o percentual era 20%). Entre os candidatos mais competitivos, Marina é a menos rejeitada apenas 13%). Na divisão do voto por regiões do país, não houve também inversão de posições. O tucano lidera no Sul e no Sudeste. Dilma ganha no Nordeste e no Norte/Centro-Oeste.

SERRA LIDERA NO SUL, E DILMA, NO NORDESTE

Estados da região Sudeste estão divididos entre os dois candidatos

Em MG, 2º maior colégio eleitoral, tucano tem 38%, e petista, 35%; em SP, Serra lidera -no Rio, Dilma está à frente

UIRÁ MACHADO
DE SÃO PAULO

Enquanto José Serra (PSDB) é o preferido dos eleitores do Sul e Dilma Rousseff (PT) tem mais apoio nos dois maiores colégios eleitorais do Nordeste, a disputa entre ambos está acirrada no Sudeste, segundo o Datafolha.

Nos principais Estados dessa região, o apoio se divide: Serra está à frente em São Paulo, Dilma leva vantagem no Rio de Janeiro, e ambos estão tecnicamente empatados em Minas Gerais.

A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23 nos sete principais colégios eleitorais e no Distrito Federal (margem de erro de dois pontos em SP e de três nas demais unidades da Federação).

A pesquisa mostra que, em Minas Gerais, terra do tucano Aécio Neves e segundo colégio eleitoral do país, Serra tem 38% das intenções de voto, contra 35% de Dilma.

Em São Paulo, que concentra 22% do eleitorado, Serra tem 14 pontos a mais que sua adversária: 44% das intenções de voto, contra 30% da petista.
Dilma leva vantagem no Rio de Janeiro, terceiro maior colégio eleitoral. A petista tem 37% das intenções de voto entre os fluminenses, contra 31% do tucano.

A maior vantagem de Serra é no Paraná, onde o tucano tem 45% das intenções de voto, e a petista, 30%.

No Rio Grande do Sul, 46% dos eleitores declaram voto em Serra, e 34%, em Dilma.

A vantagem se inverte no Nordeste. Na Bahia, quarto maior colégio eleitoral, Dilma tem 43%, e Serra, 32%.

Em Pernambuco, a petista aparece com 46%, e o tucano, com 36%.

No Distrito Federal, a vantagem também é de Dilma: 36% contra 27% de Serra.

Nenhum comentário: