segunda-feira, 25 de abril de 2011

Inconcebível o fechamento de um hospital pediátrico

por Carlos A. Barbosa


- O que sinto na saúde é que falta gestão para melhorar e humanizar o atendimento. A maioria dos hospitais regionais está desestruturado e precisando de equipamentos e equipes completas, para atender os pacientes. Há hospitais no interior onde há 10 anos não se realiza um parto. É um fato inaceitável. Vamos garantir que os hospitais regionais funcionem bem e que resolvam os problemas de saúde das pessoas, funcionando em suas capacidades plenas. E faremos a regionalização dos serviços de Alta Complexidade, com o incremento da infra-estrutura tecnológica e das equipes em quatro macrorregiões.

As palavras acima foram da governadora do Rio Grande do Norte Rosalba Cairlini (DEM) em entrevista ao blog ainda como candidata ao governo do estado. Parece, no entanto, que as palavras de Rosalba soam ao vento. Agora mesmo vem a notícia de que o Hospital Maria Alice Fernandes, especializado em pediatria, está sem funcionar. Não se concebe que uma governadora sendo médica pediátrica feche um hospital que já foi modelo no estado na época do governo Garibaldi Alves, quando a unidade hospitalar era terceirizada.


A notícia soa como uma bomba. Dias atrás eu falava aqui neste espaço que o setor de pediatria do Hospital Regional Deoclécio Marques, em Parnamirim, na Grande Natal, seria fechado. A informação me foi passada por uma pediatra que trabalha no hospital. Agora vem essa notícia sobre o Maria Alice Fernandes. Onde está a prioridade à saúde pública? Parace que o discurso de campanha não passa de uma retórica. Por dia, o pronto-socorro atende cerca de 300 crianças. Quase 3 mil deixarão de ser atendidas até 1º de maio, quando o pronto-socorro deverá ser reaberto, segundo o secretário estadual de Saúde Domício Arruda em entrevista ao jornal Tribuna do Norte.

Mas por que a saúde pública no Rio Grande do Norte está tão frágil a ponto de os atendimentos pediátricos terem que ser suspensos? E isso ocorre não só a nível do governo estadual, mas como também a nível da prefeitura de Natal, capital do estado.

Tanto a governadora Roasalba Ciarlini quanto a prefeita de Natal Micarla de Souza precisam urgentemente pensar em soluções mais que imediatas para o setor saúde, sob pena do caos que já é grande virar uma catástrofe e Natal e o Rio Grande do Norte ser notícia nacional por mortes de crianças. Espero que isso não venha a ocorrer, mas que os governantes precisam estarem alertas, ah, isso precisam sim. A conferir!



Fonte: http://blogdobarbosa.jor.br/

Nenhum comentário: