sábado, 23 de julho de 2011

Suspeito por massacre na Noruega é classificado como ultradireitista e islamofóbico pela polícia

 

O principal suspeito pela autoria do duplo atentado que causou a morte de pelo menos 92 pessoas na última sexta-feira (22/07) na Noruega é classificado pelas autoridades locais como um fundamentalista cristão, ligado a grupos de extrema-direita e hostil ao islã. 

Anders Behring Breivik, de 32 anos, foi detido na pequena ilha de Utoeya, local onde foram mortos a tiros 85 jovens entre 14 e 17 anos. Eles estavam reunidos em um acampamento estudantil pertencente à Juventude Social-Democrata, ligada ao Partido Trabalhista, legenda governista. O massacre ocorreu às 10h30 de Brasília, duas horas depois de uma explosão a bomba no complexo governamental de Oslo, onde morreram sete pessoas e quinze ficaram gravemente feridas.


A polícia acredita que ele tenha relação com os dois eventos, e trabalha também com a possibilidade de ele não ter agido sozinho.

Após sua captura, as forças policiais realizaram uma busca em seu casa após os ataques. A polícia encontrou várias mensagens postadas na internet com conteúdo considerado ultradireitista e anti-islã, segundo informou a polícia à cadeia pública NRK.

O número de vítimas fatais ainda pode aumentar. Além dos feridos pelo ataque a bomba, 20 jovens que estavam na ilha se encontram internados em estado grave.


Nenhum comentário: