sábado, 23 de julho de 2011

Carlos A. Barbosa: Vamos acabar com esse “circo”!

por Carlos A. Barbosa

Já disse aqui neste espaço que não sou contra Natal ser uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014 a se realizar no Brasil. Como também já afirmei que se a capital do Rio Grande do Norte não vier a ser uma das sedes do Mundial de futebol é por pura incompetência dos gestores. Mas já está na hora de se acabar com o faz de conta, com o circo que se armou em torno do assunto.

Ora, a prefeitura de Natal está inadimplente e sequer pode liberar um empréstimo de R$ 300 milhões junto a Caixa Econômica Federal para obras de mobilidade urbana exigidos pela Fifa. E não será fácil conseguir esse dinheiro. A menos que haja interferência política, digo, do ministro Guido Mantega ou até mesmo da própria presidente Dilma Ruosseff. Do contrário, adeus Copa.


Agora vem a governadora Rosalba Ciarlini dizer que se a prefeita quiser ajuda o governo está disposto a bancar as obras de mobilidade. No início desta semana, o secretário municipal de Obras Públicas e de Infraestrutura Dâmocles Trinta disse que não existe a possibilidade do governo assumir as obrigações do município.

- Não há possibilidade de transferência de titularidade, isso implica em alteração da matriz de responsabilidade, ressaltou Trinta.

Ora,ora,ora. Se a prefeitura de Natal está inadimplente e não pode pedir empréstimo e se não há possibilidade de transferência de titularidade, conforme atesta o secretário municipal, como a governadora Rosalba Ciarlini afirma que o governo está disposto a arcar com as obras de mobilidade urbana que dizem respeito única e exclusivamente ao município de Natal, neste caso.

Ademais, Rosalba diz loas e boas dos governos passados – entenda-se, Wilma de Faria e Iberê Ferreira de Souza – sobre o fato do estado está na falência. Alega, inclusive, dificuldades de caixa para conceder, por exemplo, o Plano de Cargos e Salários aos professores, que só retornaram as salas de aula graças a uma ameaça de multa diária por parte do Ministério Público Estadual ao sindicato da categoria.

Sendo assim, como pode o governo do estado querer bancar, também, as obras de mobilidade urbana se sequer o empréstimo junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Esconômico e Social) no valor de cerca de R$ 400 milhões para construir a Arena das Dunas ainda está sob análise? Francamente. Isso é só para inglês vê.

Acho que tanto a prefeitura de Natal como o governo do estado deveriam primeiro tratar de fazer o dever de casa e cumprir com os compromissos antes de pensar em vultosas somas para empréstimo se nem um dos dois tem dinheiro pra isso. E se Rosalba diz que tem condições de bancar as obras de mobilidade urbana é de se achar estranho. A menos que o governo venha fazendo caixa para que Natal seja realmente uma das sedes da Copa!

É difícil acreditar, mas foi a própria governadora quem afirmou que o governo tem capacidade de endividamento, e que irá atrás dos recursos para tocar as obras.

Uma pergunta apenas antes de finalizar:

-Se o governo tem capacidade de endividamento, por que é que o BNDES está demorando tanto para analisar a proposta de empréstimo para a construção da Arena das Dunas?

Com a resposta a governadora Rosalba Ciarlini.

Nenhum comentário: