segunda-feira, 23 de maio de 2011

Quatro categorias já estão em greve no Rio Grande do Norte

Elizângela Moura

O Rio Grande do Norte já pode ficar conhecido no cenário nacional, como o estado das greves. Após professores e policiais civis entrarem em greve por tempo indeterminado, agora será a vez dos servidores do Detran e da Secretaria de Tributação do Estado.

Ambas as categorias, começarem suas greves hoje. Os técnicos da secretaria de tributação, cruzaram os braços a partir dessa manhã, depois de muito tempo à espera de uma decisão por parte da governadora Rosalba Ciarline.

De acordo com a técnica tributária Marisa Duarte, a governadora não cumpriu com a palavra dela, que havia dado aos servidores no início do ano. " Nós temos um plano aprovado em abril de 2010, retroativo a janeiro que não foi implantado. Nos meses de julho e agosto do ano passado nós fizemos uma greve e conseguimos o parcelamento em 3 vezes, sendo 2 vezes de 30 por cento e uma de 40 por cento. No início desse ano, conversamos com a governadora, e ela nos pediu paciência e flexibilidade para esperar, que em maio estaria implantando essas parcelas, e agora em maio, mas uma vez fomos procurá-la, e ela disse que nada poderia fazer por enquanto, ou seja, está brincando com os servidores", disse revoltada a técnica tributária, completando que a quebra da palavra da governadora foi um dos motivos para essa greve.


Hoje pela manhã, todos os servidores estavam em frente a secretaria de tributação em Mossoró, pregando cartazes e conversando com as pessoas sobre os motivos que os levaram a realizar esse movimento grevista. " É um absurdo, pedir pra gente esperar, prometer a implantação para esse mês de maio, e depois dizer que não vai dar pra implantar, pelo mor de Deus, o governo Rosalba Ciarline está sendo uma decepção para todos nós", finalizou a servidora.

Já o Detran, inicia sua greve no estado hoje, mas em Mossoró, começa literalmente a partir de amanhã, já que hoje não existe funcionamento na central do cidadão. Com a deliberação da greve, os servidores do Detran querem expressar a sua insatisfação com o Governo Rosalba que, em 120 dias de atuação, não tomou nenhuma providência para melhorar as condições de trabalho da categoria nem a prestação de serviço à população.

As principais reivindicações dos trabalhadores do DETRAN são : a convocação dos aprovados no último concurso público para provimento de vagas no Detran; Melhoria das condições de Trabalho; Pagamento da segunda parcela do Plano de Carreira; Pagamento das gratificações de atendimento, que foram cortadas pelo Governo; Pagamento das horas extras; Proposta de reajuste salarial (a inflação de outubro de 2008 a abril de 2011 já soma 18,17%); e ainda, acabar com a crescente onda de terceirização do Detran.

Em 2010, o Detran arrecadou mais de R$80 milhões. Ao mesmo tempo, a folha de pagamento de pessoal não atinge 25% do valor obtido pelos serviços do Departamento. Para completar a situação, com a recusa do Governo em convocar os concursados, os servidores do departamento são obrigados a realizarem o trabalho que deveria ser feito por duas ou mais pessoas.

Servidores em greve farão protesto na Governadoria na próxima quarta-feira

Diante dessa situação, e com várias categorias realizando greve, o sindicato da administração direta e indireta do estado - SINAI/RN, está preparando uma delegação com os servidores que estão em greve , para se deslocarem até a capital do estado, e realizarem uma manifestação de protesto na governadoria, visando chamar a atenção do governo do estado.

" Os servidores já confirmaram, e pretendemos realizar uma grande mobilização em Natal na próxima quarta-feira, onde no momento estamos somente ultimando algumas questões burocráticos como aluguel de ônibus para essa viagem", informou Hermes Alves, coordenador do sindicato em Mossoró.

Várias categorias já estão em greve, sendo elas, os professores, os policiais civis, os servidores do DETRAN e técnicos da tributação. Além dessas quatro categorias, outras estão com indicativos aprovados para os próximos dias. Os servidores da Emater entram em greve na próxima quarta-feira, dia 26. Os professores da Uern decidiram entrar em greve a partir do dia 31 deste mês. Já os médicos, estão com o indicativo de greve para o dia 01 de junho.

Todas as categorias reivindicam a mesma coisa: a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários aprovado no ano passado pela Assembleia Legislativa, que tinha no comando o deputado estadual Robinson Faria, que hoje é o vice-governador do estado.

Nenhum comentário: