sábado, 28 de maio de 2011

Saúde pública continua grave em Mossoró

Do Correio da Tarde

Hospital tem apenas um cirurgião de plantão no final de semana

Elizângela Moura

Mesmo os médicos do estado tendo retirado o indicativo de greve que estava previsto para dia primeiro de junho, a saúde pública continua grave em Mossoró. É que depois que dez médicos cirurgiões anunciaram que não mais darão plantão nos finais de semana no Hospital Regional Tarcísio Maia , a situação ficou bem mais complicada. A decisão começou a ser cumprida desde ontem, e já causa problemas.


A equipe de reportagem do CORREIO DA TARDE, esteve hoje no Hospital, e constatou apenas um médico cirurgião, dr. Hermâncio, que está responsável pelo plantão no hospital que atende não só a Mossoró, mas toda a região e até cidades vizinhas.

O diretor da instituição, Ney Robson Vieira, está entrando em contato com outros médicos que possam estar interessados em atuarem no plantões do Tarcísio Maia, mas até o momento nenhum contrato foi confirmado.

Os cirurgiões decidiram pela exclusão da escala de plantão extra devido ao não-pagamento dos plantões que foram realizados no mês de abril e a indecisão quanto às datas de pagamento.
Desde ontem, os profissionais estão cumprindo apenas a carga horária (plantões normais) e os extras, os quais, conforme a escala, ocorrerão nos finais de semana, não serão mais cumpridos.

O problema, é justamente devido as constantes e inúmeras versões sobre as responsabilidades de repasses financeiros dos plantões extras. É uma paralisação parcial dos cirurgiões no hospital Tarcísio Maia, que deixa muito prejudicado a quem precisa de atendimento para cirurgia durante os finais de semana.

Diante dessa situação, casos ocorram acidentes de trãnsito ou outro tipo, ou ainda pessoas com ferimentos a bala, essa possíveis vítimas , cujas ocorrências rotineiramente aumentam nos finais de semana, ficarão sem atendimento porque não haverá médicos para anestesia, tampouco para cirurgia.

Os médicos, que mesmo conhecendo a situação do hospital continuam sem os plantões extras, lamentam que tenham chegado a essa situação e esperam que essa gravidade sensibilize o governo a pagar-lhes o que lhes é devido, e que eles possam retornar as escalas de plantões extras no hospital.

Nenhum comentário: