terça-feira, 3 de agosto de 2010

TRE-DF suspende chapa do DEM ao Senado

Justiça Eleitoral do DF suspende chapa do DEM ao Senado

Candidatura de neta de JK como suplente foi indeferida por falta de prestação de contas

Gustavo Gantois, do R7, em Brasília

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Distrito Federal suspendeu nesta terça-feira (3) a candidatura de Anna Christina Kubitschek Barbará Pereira, candidata a 1ª suplente na chapa de Alberto Fraga ao Senado. Anna Christina é mulher do ex-vice-governador Paulo Octávio e neta de Juscelino Kubtschek.


A suspensão de registro de Anna Christina partiu de um pedido do Ministério Público que argumentou que a candidata não estava quite com a Justiça Eleitoral. Após a eleição de 2006, na qual tentou se eleger como senadora pelo DF, ela não teria realizado a prestação de contas relativas à campanha.

Para o relator do processo, juiz Luciano Vasconcellos, a comprovação da prestação de contas deveria ter sido realizada pela candidata no momento do pedido de registro de candidatura. O que não ocorreu e justificou o indeferimento.

Com a suspensão de Anna Christina, toda a chapa do DEM corre perigo nas eleições para o Senado. Alberto Fraga, ex-secretário de Obras do ex-governador José Roberto Arruda e titular da candidatura, disse ao R7 que lamenta a perda da neta de JK na disputa, mas que correrá contra o tempo para indicar um substituto. Ele pode fazer isso até às vésperas da eleição, em 3 de outubro.

- O nome da Anna Christina foi escolhido pela minha mulher pelo simbolismo do nome Kubitschek, pelos 50 anos de Brasília, por ser uma pessoa que faz um belo trabalho social na cidade. Mas não tem problema, vou substituir. Tenho duas ou três pessoas em mente. A gente, na verdade, já esperava isso.

Fraga vem enfrentando sucessivos problemas na disputa eleitoral. Até poucas semanas atrás, ele havia entrado em acordo com o ex-governador Joaquim Roriz para montar palanques únicos pelo DF. No último fim de semana, porém, Fraga rompeu com Roriz.

- Não tenho ido aos comícios porque discordo radicalmente das coisas que ele vem prometendo. Por exemplo, a volta das vans, das invasões. Estou ouvindo promessas de loteamento até em áreas de preservação ambiental, a volta dos camelôs no centro de Ceilândia [cidade-satélite de Brasília], o fim da padronização dos táxis. Não sou o candidato da bagunça.

Com a suspensão da chapa do DEM a situação eleitoral no DF fica cada vez mais frágil. Ainda nesta semana, o TRE votará os pedidos de impugnação de candidatura de Roriz ao cargo de governador e de Maria de Lourdes Abadia (PSDB) ao Senado. Ambos fazem parte da coligação Esperança Renovada.

Nenhum comentário: