quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Brasil na reconstrução do Haiti

Pacote de reconstrução do Haiti inclui casas populares e plantio de alimentos

O presidente Lula anuncia, no dia 25 de fevereiro, durante visita a Porto Príncipe, um pacote de projetos para a reconstrução do Haiti. A informação é do ministro-chefe do Gabinete da Segurança Institucional (GSI), general Jorge Felix, em entrevista concedida nesta quarta-feira (3/2) com balanço dos 20 dias de atuação do Gabinete da Crise na ajuda humantária ao país caribenho. Segundo o ministro, o governo está identificando as demandas do povo haitiano para concluir o cronograma, mas adiantou que o Brasil tem por objetivo “ajudar a população a resolver os seus problemas”.
“O momento mais crucial já passou. Entramos agora na etapa da reconstrução daquele País”, frisou o ministro.
Ele citou exemplos de ações que podem entrar neste cronograma, como construçao de residênciais populares, plantio de alimentos e aproveitamento do lixo na produção de gás para utilização na cozinha. O ministro informou que o projeto do gás envolverá cerca de 150 mil haitianos naquilo que classificou de frente de trabalho. Um dos objetivos é absorver a mão de obra local, fato que retiraria do ócio pessoas que estão vagando pelas ruas ou pelos acampamentos improvisados.
Uma outra frente de ajuda ao país será estabelecida na primeira semana de março, quando ocorrerá reunião em Nova York para tentar estabelecer as linhas de financiamentos para outros projetos a serem estabelecidos pela ONU. Além disso, o Brasil conclui esta semana a substituição do contigente militar que integra a tropa de paz no Haiti. A expectativa é que 1.266 militares sejam substituídos. Numa etapa seguinte, 900 militares que farão o reforço ao contingente naquela região devem chegar a Porto Príncipe até o início da próxima semana.
No balanço apresentado pelo Gabinete da Crise, o general Felix informou que na fase de ajuda humanitária foram enviados 220 toneladas de alimentos, 225 toneladas de medicamentos e 56 toneladas de água. As doações de governos estaduais e municipais, de empresas privadas e da população estão chegando aos haitianos dentro das necessidades dos habitantes daquele país. Em 20 dias de ajuda foram realizados 60 voos.
O hospital de campanha enviado pelo Brasil prestou três mil atendimentos. Foram realizadas 90 cirurgias nestes últimos dias. O navio Almirante Sabóia chega dentro dos próximos dias a Porto Príncipe e integrará a infraestrutura brasileira naquele país caribenho.
Fonte: Blog do Planalto

Nenhum comentário: