quinta-feira, 18 de março de 2010

Palestinos sugerem Lula como futuro secretário-geral da ONU


Tribuna do Norte


O comando da Autoridade Nacional Palestina defendeu hoje (17) o nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para futuro secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em substituição ao sul-coreano Ban Ki-moon. O porta-voz da ANP, Mohamed Edwan, disse que esta é a expectativa dos palestinos. O comentário ocorreu depois da visita de Lula à Cisjordânia. Na ocasião, o presidente brasileiro disse que era “irmão” do povo palestino.

“Ele poderia ser um ótimo secretário-geral da ONU, pois é um homem de paz e de diálogo e sabe negociar de maneira inteligente e admirável”, disse Edwan. “O próprio presidente Abbas também pensa assim”, acrescentou o porta-voz, segundo a BBC Brasil.

O embaixador palestino no Brasil, Ibrahim Al Zeben, afirmou que concorda com a sugestão feita pelo porta-voz da ANP. “O presidente Lula demonstrou ser um estadista muito importante, de estatura internacional.”

O assessor para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, disse que a proposta dos palestinos já foi citada anteriormente. Segundo ele, um dos que defendeu a ideia de Lula ser nomeado para a ONU foi o presidente da França, Nicolas Sarkozy. “Não é a primeira vez que ouço essa sugestão, o Sarkozy já havia sugerido isso no passado.”

Durante a inauguração da Rua Brasil em Ramallah, os palestinos presentes aplaudiram de pé o presidente brasileiro e gritaram “Viva Lula!”. O primeiro-ministro da ANP, Salam Fayad, também elogiou o presidente. “Muitos dos que aplaudiram não entendem português, mas o presidente Lula fala uma língua universal e que todos entendem”, disse ele.

Cerca de 5 mil brasileiros, de origem palestina, vivem na Cisjordânia. Morador da cidade de Hebron – uma das áreas que gera conflito com os israelenses – o palestino brasileiro Jamil Abu Fara, de 26 anos, levou um cartaz para a cerimônia com o presidente Lula. No cartaz estava escrito: “O Brasil está em nossos corações”.


http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/palestinos-sugerem-lula-como-futuro-secretario-geral-da-onu/143230

Nenhum comentário: