domingo, 21 de novembro de 2010

Família norte-rio-grandense tem encontro inesquecível com o Presidente Lula

A certeza de que todo mundo pode


Presidente Lula com a família Silva durante encontro num hotel na zona sul do Rio. Foto e vídeo: Ricardo Stuckert/PR

Seu Francisco e dona Itônia, que deixaram o Rio Grande do Norte para tentar dias melhores no Rio de Janeiro, estavam ansiosos na manhã da última sexta-feira (19/11). Na companhia dos cinco filhos, o casal chegou a um hotel em Copacabana, zona sul carioca, com uma finalidade importante: apresentar Luiz Inácio a Luiz Inácio. A família humilde pensou até que não entraria pela porta da frente do hotel cinco estrelas, mas estava lá dentro. Frente a frente com o presidente Lula que dedicou espaço na agenda para conhecer Luiz Inácio Matias da Silva, o Lulinha, batizado assim por sugestão do médico Álvaro após o nascimento do rebento, numa maternidade na capital fluminense.


Em dezembro de 2002, à véspera da posse do presidente Lula, o casal de nordestinos já instalado no bairro do Méier decidiu pela homenagem. “Só não deixaram colocar ‘Lula’ na certidão de nascimento”, contou Francisco. “Esse nome é poderoso”, completou.


O presidente explicou que tomou conhecimento da história da família Silva quando o jornal carioca O Dia publicou matéria sobre o assunto. Deste 2002, a reportagem de O Dia acompanha a rotina de Lulinha. Indagado pela jornalista Chris Nascimento sobre se Lulinha poderia chegar ao cargo de Presidente da República, Lula afirmou positivamente. Para o presidente, esse é um dos maiores legados que deixa em sua passagem pela Presidência da República.


“A certeza de que todo mundo pode.”


Na conversa, Lula se emociona por diversas vezes. Num dos momentos, ele pede para conferir a certidão de nascimento de Lulinha. Fica admirado com o fato de os pais terem prestado a homenagem. Na conversa, a repórter contou das dificuldades enfrentadas pela família Silva, da moradia em barraco e uma casa mais digna. Informou também que os filhos do casal possuem dois computadores que foram montados a partir de peças usadas e doadas pelos vizinhos.

Lula pediu aos filhos que estudassem e prometeu visitar a família no próximo ano, quando pretende conferir o boletim escolar de Lulinha. O presidente ainda brincou com a família perguntando se o xará joga bola. Neste momento, Lula sugeriu que o menino fosse para o Corinthians, clube do qual é torcedor.

Nenhum comentário: