domingo, 18 de outubro de 2009

Lina Vieira 2 – O Retorno da Mentira

Esta semana a Veja lança mais um de seus ataques inescrupulosos contra a Ministra Dilma Roussef, endossado pela, também sem credibilidade, Folha de São Paulo.


Trata-se de querer reavivar o factóide Lina Vieira, aquela que depois de não conseguir provar o que estava dizendo ficou por dois meses sem aparecer nos panfletários político-partidários dos demo-tucanos.


O incrível é que somente agora, a Senhora Lina Vieira, conseguiu encontrar a “agenda perdida”, onde estava “escrito à mão a data” da sua reunião com a Ministra Dilma.


Na época, Lina dizia que não lembrava o dia, tinha perdido a agenda, mas que a reunião talvez tivesse acontecido em 19 dezembro. Nem sequer sabia dizer em qual horário havia ocorrido o encontro.


Agora, diz que a tal agenda apareceu e que a data do encontro é 09 de outubro de 2008, e que teria ocorrido pela manhã, próximo ao horário do almoço, fora da relação de compromissos oficiais da ministra.


É importante lembrar que essa data estava entre as que foram confirmadas, em 28 de agosto, pelo Palácio do Planalto, quando informou os dias em que Lina esteve por lá. Depois de saber os dias, ficou mais fácil acrescentar as mentiras.


Por que reeditar mentiras?


As razões pelas quais esses abutres da miséria reiniciaram os seus ataques sorrateiros contra Dilma podem ser explicadas pelos últimos acontecimentos ligados a Lula e aos lances dados pela ministra, articulando sua própria candidatura e até mesmo a recuperação da sua saúde (que tem possibilitado ampliar sua agenda).


Observem com atenção o artigo de Paulo Moreira Leite.



Do Blog Paulo Moreira Leite


Reportagem publicada neste final de semana diz que, tres meses depois da explosão do escândalo, a agenda pessoal da ex-secretaria da Receita Lina Vieira apareceu entre seus pertences transportados para Natal.

Conforme a reportagem, de Alexandre Oltramari, que não teve acesso a própria agenda, mas escreve bom base no relato de uma pessoa próxima da ex-secretária, no dia 9 de outubro a agenda contém a seguinte frase: “Dar retorno a ministra sobre Família Sarney.”

De acordo com Oltramari, teria ocorrido neste dia, portanto, a data da célebre reunião no Planalto na qual, conforme Lina Vieira, a ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff teria lhe solicitado para dar agilidade às conclusões de um inquérito sobre Fernando Sarney.

Não é a primeira vez em que surge, da parte de Lina Vieira, uma referência a essa data como o dia possível para a reunião. Na vez anterior, perguntada sobre 9 de outubro, ela disse: “Não, não.”

Isso ocorreu no depoimento à Comissão de Constituição e Justiça do Senado, em agosto deste ano. Quem tocou no assunto foi Aloizio Mercadante, que perguntou a Lina Vieira quantos encontros ela tivera com Dilma durante sua passagem pela receita. Lina respondeu que foram três, no máximo. Vamos ler as notas taquigráficas:

SENADOR ALOIZIO MERCADANTE (PT-SP): No máximo, três. Bom, o que eu tenho aqui é que, no dia 14 de agosto, a senhora teve uma audiência; no dia 9 de outubro, a senhora teve uma audiência, tratando do fórum de CEOS, que se realizaria no dia 10 de outubro; no dia 22 de janeiro, a senhora teve uma audiência com a presença da Ministra Dilma; no dia 16 de fevereiro, a senhora teve uma audiência com a Ministra Dilma; no dia 6 de maio, a senhora teve uma audiência com a Ministra Dilma; no dia 19 de maio, a senhora teve audiência com a Ministra Dilma para citar algumas, é muito mais do que duas, três. (…)

SRA. LINA MARIA VIEIRA: Não, não. Pode até constar da agenda, mas eu tive um encontro em São Paulo, no dia 9 de outubro, no dia 10. Eu viajei no dia 9 para essa reunião de CEOS, foi em São Paulo essa reunião. Depois eu tive um encontro para tratar da Minha Casa, Minha Vida.

A presença de Lina Vieira no Planalto, em 9 de outubro, encontra-se nos registros da segurança do Palácio e foi a partir deles que Mercadante colocou a questão. A assessoria de Dilma Rousseff, que desmente sequer que tenha conversado com a ex-secretaria sobre os problemas de Fernando Sarney com o fisco, sustenta que naquele dia ela foi ao Palácio para planejar com auxiliares da ministra a participação no forum do CEOS, uma atividade conjunta com o governo dos Estados Unidos.

Como o leitor há de se recordar, quando as primeiras reportagens sobre esse encontro Dilma-Lina foram publicadas, observadores políticos diziam que havia ocorrido uma troca: o governo mandava aliviar os problemas do filho para facilitar a ascenção do pai na caminhada para conquistar a presidência do Senado. O problema é que em 9 de outubro as articulações pela escolha do novo presidente do Senado nem haviam começado. A possível candidatura Sarney não fazia parte das conversas.(grifo meu)

Depois de 9 de outubro, a data seguinte para o possível encontro é 22 janeiro de 2009 — quando seria tarde demais.

Nas semanas anteriores a 9 de outubro a revista Época publicara reportagens sobre os problemas do filho de Sarney com o fisco. Pelo menos um jornal fez a mesma coisa. Depois dessas reportagens, Lina Vieira e seu chefe, o ministro da Fazenda Guido Mantega, conversaram sobre o assunto. O ministro estava incomodado com a quebra do sigilo fiscal das empresas de Fernando Sarney durante uma investigação da Polícia Federal.


Até agora, o encontro entre Guido Mantega e Lino Vieira para tratar do assunto é a única reunião que duas partes admitem ter ocorrido.

Nenhum comentário: