sábado, 18 de setembro de 2010

Pesquisas mostram voto consolidado

As duas pesquisas nacionais divulgadas hoje mostram que a tendência de voto do povo brasileiro está consolidada e que nem as explorações monstruosas feitas diariamente pela mídia estão produzindo o efeito de gerar mudanças. Agora há pouco, o Jornal Nacional divulgou uma nova pesquisa Ibope. E o resultado confirmou os 51% de intenção de voto pró-Dilma, o mesmo número que o Vox Populi atribuiu à candidata na pesquisa mensal cujo resultado foi apresentado um pouco mais cedo, no Jornal da Band.




Se alguém perdeu, foi Serra, que caiu mais dois pontos e está com 25%, segundo o Ibope. Pela pesquisa, as perdas de Serra foram “engordar” a cota de Marina Silva, que teria passado de 8 para 11 pontos. Duvido um pouco deste número, mas o fato é que a candidatura Serra se tornou repugnante mesmo para eleitores contrários a Dilma. Num segundo turno, que os números atuais descartam com folga, a vantagem de seria de 56 a 31, o que, para mim, está “apertado” pela pesquisa.

Na pesquisa nacional Vox Populi/Band/IG, diferente do rastreamento diário feito pela mesma parceria, Dilma cresceu seis pontos em relação ao mês anterior, chegando a 51%, enquanto Serra caiu cinco pontos e está agora com 24%.

Ao contrário do Ibope, o Vox não apontou nenhum crescimento de Marina, que se mantém em 8% há um mês. Brancos e nulos somam 5% e indecisos, 11%. A pesquisa nacional é realizada em quatro dias e ouve 3.000 pessoas em 214 municípios. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual. O tracking diário é uma pesquisa quantitativa, com 2.000 entrevistas, das quais 500 são renovadas diariamente. Ela possibilita identificar com antecedência a tendência evolutiva das pesquisas nacionais.



O mais significativo na pesquisa do Vox Populi é a cristalização do voto. O instituto constatou que 78% dos eleitores estão decididos a votar no candidato já escolhido e indispostos a mudar de opção. Esse dado reforça as possibilidades de Dilma de liquidar a eleição no primeiro turno, já que com o atual percentual de intenções de voto teria 60,71% dos votos válidos, contra 28,57% de Serra.

De acordo com a pesquisa, os eleitores mais convictos são os do Nordeste (83%), da zona rural (85%), do sexo masculino (81%), com ensino superior (81%) e os que ganham mais de cinco salários mínimos (80%). Para o diretor do Vox Populi, João Francisco Meira, é preciso cautela para afirmar que a eleição está definida, pois os 20% que admitem mudar o voto podem proporcionar mudanças, como um eventual segundo turno.

Nenhum comentário: