sábado, 2 de abril de 2011

Caos na saúde pública do Rio Grande do Norte

Reproduzo e-mail publicado no Blog do Carlos Santos
 
Saúde pede socorro, relata servidor de carreira

O Blog recebeu email de um servidor de carreira da Secretaria Estadual da Saúde Pública (SESAP) do Rio Grande do Norte, mostrando por dentro desse "organismo", como anda a Saúde do Estado.

Ele identificou-se diretamente à editoria do Blog, mas temendo represálias, pede para que seu nome seja preservado. A fonte está resguardada, como a legislação assegura.

Leia o seu relato abaixo:

Bom dia Amigo Carlos,

Passados quase 100 dias do Governo da "Rosa" (Rosalba Ciarlini-DEM), vejamos  o quadro da saúde:

- começando com a estrutura física que abriga a Sesap, sem condições de trabalho, prédio velho, banheiros sujos e impróprios, elevadores quebrados, instalações elétricas em curto-circuito, internet fora do ar, material de expediente com cotas de consumo.

- Hospital Walfredo Gurgel - Continua a  super  lotação, corredores lotados, falta de medicamentos, materiais de uso contínuo como luvas, soro, esparadrapo, escalas de médicos sem solução, falta de funcionários qualificados.

- Unicat - Apesar da nova administração não pactuar com velhas práticas, a burocracia emperra o funcionamento, na há medicamentos para os programas, licitações paradas desde o ano passado.

- Fornecedores, de todos os produtos e serviços, não recebem há cinco meses e não há acordo quanto aos pagamentos, divergência entre a Seplan e Sesap. Os terceirizados amargam a mesma situação, há indicativo de paralisação dos serviços.

- Hospitais do interior - Impera a briga por cargos, não funcionam plenamente, quem é nomeados sofre boicote dos que ainda não saíram.

- Desabastecimento - A Sesap corre o risco de parar, não esta havendo reposição de estoques por falta de logística.

- No nível central - Esse tá um balaio de gatos. São lotes, feudos, apadrinhados travam uma luta de titãs por cargos.

- Servidores efetivos - Esses foram os mais prejudicados pelas suspensões de jetons(todas as  secretarias), diárias e gratificações.

- Ursaps - Estas não conseguem colocar o bonde nos trilhos, falta orientações aos novos gestores.

- Nomeações - Continuam a conta gotas, gestores do governo passado com sorriso de orelha a orelha vendo o circo pegar fogo e não fazem nada para ajudar.

Enfim quem deveria coordenar, gerir, orientar não faz nada e deixa nas mãos dos outros e assim cada um faz do seu jeito e a Sesap continua sem rumo.

Governadora Rosa, faça uma visita  a "Paciente  Sesap". Ela esta na UTI, se demorar muito pode ser tarde demais.

Nenhum comentário: