sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Mar de gente acompanha Lula




Antônio Conselheiro estava certo. O Sertão virou mar. Um mar de gente acompanha a caravana do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na vistoria das obras de transposição das águas do Rio São Francisco. Orçada em R$ 6 bilhões, a transposição forma junto com a Transnordestina a comissão de frente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Iniciada ontem, em Minas Gerais, a peregrinação presidencial só termina amanhã, em Pernambuco. Mas Lula já está no estado. Chegou ontem à noite a Custódia, onde visitou o lote 11. Dormiu por lá mesmo, no acampamento dos operários. Um pouco modificado para dar relativo conforto à comitiva.

Os chamados eixos Norte e Leste partem da margem pernambucana do Velho Chico. Seguem em direção à Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará através de 700 quilômetros de canais. Mas a obra tem influência também em Minas Gerais e na Bahia, estados "doadores" da água, que recebem projetos de saneamento e revitalização do rio. Na cidade mineira de Buritizeiro, primeira parada da caravana, Lula reforçou que a obra é da época do Império. "Hoje nós nos damos até o ao luxo de estar fazendo uma obra que dom Pedro queria fazer 200 anos atrás". E lembrou que não dá para tirar a água do São Francisco para "matar a sede de 12 milhões de nordestinos sem antes recuperar o rio".

Depois Lula passou por Barra, na Bahia, terra do bispo Flávio Cappio, aquele que fez greve de fome contra a transposição (e desta vez não estava lá para protestar). À noite, Lula e sua grande comitiva chegaram ao aeroporto de Arcoverde. De lá seguiram para Custódia, por onde passa o Eixo Leste, que terá 220 quilômetros de canais, começa no Lago de Itaparica e segue até o município de Monteiro, na Paraíba. De acordo com dados do PAC, no Eixo Leste, a obra está 16% concluída. O canal de aproximação, de 6 quilômetros, está a cargo do Exército, que já executou 34,5% dos trabalhos. O Batalhão de Engenharia também concluiu 77,7% da barragem de Areias, em Floresta.

Todos os cinco lotes (do 9 ao 13) concedidos à iniciativa privada estão em obras. O mais avançado é o 11, que mereceu a atenção presidencial. A vistoria prossegue hoje pela manhã. À tarde, a comitiva segue para o Reservatório de Itaparica. Após almoçar, Lula irá de helicóptero até Cabrobó. De lá parte o Eixo Norte da transposição, com 402 quilômetros, em direção ao Ceará. A parada final será na Vila Produtiva de Junco, a 43 quilômetros de Salgueiro. Abriga famílias que tiveram de deixar suas casas para abrir espaço para a transposição.

Nenhum comentário: