sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

A imprensa prefere falar "merda"


Copiado do Vi o Mundo



O palavrão de Lula e o fim das palafitas no Brasil



Quinta-feira, 10 de dezembro de 2009



Minha Casa, Minha Vida quer acabar de vez com as palafitas do País


Do Blog do Planalto

Os moradores do Residencial Camboa, em São Luís (MA), que se aglomeram desde as primeiras horas desta quinta-feira (10/12), para a cerimônia do PAC Rio Anil, vibraram com o discurso do presidente Lula quando enfatizou: “O povo pobre desse País não voltará a ser a desgraça que era há um tempo atrás”. Lula explicou que as ações de governo decorrentes nos últimos sete anos permitem que as famílias de baixa renda possam a ter peso significante no contexto da economia brasileira.

Lula explicou que quando decidiu pelo lançamento do programa Minha Casa, Minha Vida, que prevê a construção de residências para famílias com renda de até três salários míninos, teve por objetivo acabar com as palafitas no País. Porém, percebeu algumas dificuldades conjunturais no setor de construção civil e na Caixa Econômica Federal (CEF) para tocar o projeto. Segundo Lula, no próximo ano as questões estarão resolvidas e o projeto atingirá mais de 500 mil moradias construídas e um milhão de unidades contratadas junto à CEF.

Ao desculpar pelo fato do atraso para o início da cerimônia – “Falei com o primeiro ministro da China. Ficamos uns 40 minutos se acertando [comentou que houve dificuldades na tradução]. Vamos juntos para Copenhague” – Lula anunciou que retorna a São Luís entre os dias 17 e 18 de janeiro do próximo ano para o início da terraplanagem para construção da refinaria do Maranhão.

Vocês vão ver o bicho pegar aqui no Maranhão. Vai gerar mais de 100 mil empregos aqui no Maranhão, Vai ter oportunidade de trabalho para muito gente. Por isso resolvemos fazer aqui 13 novas escolas técnicas para pegar essas meninas que estão com 14 a 15 anos para formá-las. Vão ganhar de quatro a seis salários mínimo. Esse será o futuro do País.

Obra estratégica

Em entrevista ao jornal “O Estado do Maranhão”, publicada nesta sexta-feira (10/12), o presidente Lula afirmou que a refinaria da Petrobras, no município de Bacabeira, vai garantir o refino de 600 mil barris de petróleo por dia e não há risco algum do empreendimento não ser realizado.

No momento, estamos em processo de licenciamento ambiental e desenvolvimento da engenharia. Durante a fase de construção, o projeto beneficiará cerca de 132 mil pessoas, com empregos diretos, indiretos, e com o efeito de geração de renda na região.

O presidente assegurou também que o governo vê como prioridade a ampliação do porto de Itaqui:

No PAC, por exemplo, é o segundo porto com maior volume de investimentos. No total, serão gastos R$ 384 milhões em obras de dragagem e de recuperação e construção de berços. Parte das obras de dragagem já está concluída e as obras de construção do berço 100, de alargamento do cais sul e de ampliação do porto, estão em estágio adequado. Pela localização privilegiada, o Porto do Itaqui é a porta de saída natural para as exportações brasileiras destinadas aos países da América do Norte e Europa, sendo fundamental para o escoamento da produção agrícola e industrial das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Nos próximos anos, com a chegada da Ferrovia Norte-Sul, a demanda e, consequentemente, a importância do porto, crescerão ainda mais.


Nenhum comentário: