sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O que a imprensa brasileira não divulga sobre o Presidente Lula



VEJA O QUE DIZ O PRESIDENTE DO GOVERNO ESPANHOL, ZAPATERO, SOBRE O PRESIDENTE LULA NO

JORNAL EL PAIS(AQUI)














Traduzido do El País


O homem que assombrou o mundo



O presidente do Brasil se tornou o líder indiscutível da América Latina e uma referência para todos os políticos. Brasil pagou toda a sua dívida este ano, está crescendo fortemente e foi aos Jogos de 2016.



JOSÉ LUIS RODRÍGUEZ ZAPATERO 10/12/2009



Este é um homem profundo e tenaz, por quem tenho uma profunda admiração. Eu o conheci em Setembro de 2004, após a Espanha aderiu à Aliança Contra a Fome, que ele liderou, em uma cúpula organizada pelas Nações Unidas em Nova York. Não poderia ter sido melhor chance.



Luiz Inácio Lula da Silva é o sétimo dos oito filhos de um casal de camponeses analfabetos, que viveram a fome e a miséria nos países mais pobres da região nordeste do estado brasileiro de Pernambuco.

Ele tinha os seus estudos com a realização simultânea dos trabalhos os mais diversos e foi forçado a deixar a escola com apenas 14 anos, para trabalhar no ferro e fábrica de aço, uma empresa dedicada à produção de parafusos. Em 1968, durante a ditadura militar, deu um passo que marcaram sua vida: juntar os Metalúrgicos da União de São Bernardo do Campo e Diadema.

De um lado deste homem, seguindo o caminho aberto por seu antecessor como presidente, Fernando Henrique Cardoso, o Brasil, em apenas 16 anos, deixou de ser o país de um futuro que nunca entrou em um realmente formidável, com um futuro brilhante e uma projeção regional e global cada vez mais importante. Finalmente o mundo se deu conta de que o Brasil é muito mais do que carnaval, futebol e praias. Um dos países emergentes, com uma democracia consolidada, e que venha a desempenhar nas décadas seguintes, um crescente protagonismo político e econômico no mundo, como já é feito na América Latina com notável sucesso.

Lula tem o mérito imenso da sociedade brasileira, unidos em torno de uma reforma tão ambiciosa como quieta. É saber, acima de tudo, enfrentar, com determinação e eficácia, os desafios da desigualdade, pobreza e violência que têm tão sobrecarregado história recente do país. Como resultado, a sua liderança no Brasil agora conta com o apoio e o apreço da maioria, mas o mais importante é a aceitação social irreversível que todos os brasileiros têm o direito à dignidade e auto-estima através do trabalho, educação e saúde.

Superação de adversidades de todos os tipos, Lula conseguiu executar esse longo e difícil caminho de interesse privado na defesa dos direitos sindicais dos trabalhadores, o interesse geral do país mais populoso e generalizado do continente sul-americano. Sem desejar ser Lula, que em sua longa marcha conseguiu, também se espera que muitos milhões de seus compatriotas, sobretudo os mais humilhados e ofendidos pelo flagelo da pobreza secular, fornecendo os meios materiais para começar a escapar das consequências deste círculo vicioso.

Enquanto isso, nos sete anos de sua presidência, o Brasil conquistou a confiança dos mercados financeiros internacionais solidez que o valor da sua gestão, a crescente capacidade de atrair investimento direto, como aqueles feitos por várias empresas espanholas, e rigor com que tem gerido as contas públicas. O resultado é uma economia crescendo a uma taxa de 5% ao ano, que tem resistido à prova de recessão global está saindo fortalecida da crise.

Depois de se tornar o presidente que assumiu o cargo com mais apoio eleitoral, em sua quarta tentativa, Lula disse que é inaceitável ordem econômica em que poucos podem comer cinco vezes por dia, e muitos ficam sem saber se eles vão conseguir comer pelo menos uma. E acrescenta: "Se no final do meu mandato brasileiros podem tomar café da manhã, almoço e jantar todos os dias, então vou ter concluído a minha missão na vida."

Neste esforço continua este homem honrado, honesto, forte-querido e admirável, tornar-se uma referência essencial para a esquerda do continente sul-americano do Rio Grande. Ele tem uma visão do socialismo democrático, que enfatiza a inclusão social e a justiça ambiental para permitir uma mais justa, digna, fraternidade e solidariedade.

Brasil terá lugar em breve no Conselho de Segurança da ONU está prestes a se tornar uma usina de energia e será a anfitriã da Copa do Mundo de 2014. Quando nos encontramos em outubro, em Copenhague, Lula estava chorando de felicidade, como uma criança grande, porque o Rio de Janeiro tinha acabado de ser eleita a cidade anfitriã dos Jogos Olímpicos de 2016. A euforia que encheu-lhe e que não o impediu de ter o vigor necessário para chegar a Madrid e me consolar, porque não tinha sido escolhido e trancados em um abraço.

Eu não me surpreenderia que esse homem surpreendesse o mundo.

José Luis Rodríguez Zapatero é o presidente do Governo espanhol.

Nenhum comentário: