sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Brasil assume Presidência do Conselho de Segurança da ONU em fevereiro


A questão da independência do sul do Sudão estará entre os temas a serem debatidos durante a Presidência do Brasil no Conselho de Segurança da ONU, que vai se iniciar no próximo mês de fevereiro.

Segundo a embaixadora brasileira no organismo, Maria Luiza Ribeiro Viotti, que apresentou nesta sexta-feira os principais assuntos da agenda, a situação do Oriente Médio, Líbano, Congo, Kosovo e Timor Leste também constam na pauta da Presidência brasileira.

Ela informou ainda que está agendada para o dia 11 de fevereiro uma reunião entre os ministros das Relações Exteriores dos 15 países-membros do Conselho de Segurança.


O encontro tem como objetivo discutir a interrelação entre paz, segurança e desenvolvimento.

“Paz e segurança, sozinhas, não são suficientes. Além da paz, se requer também a possibilidade de desenvolvimento, de oportunidade de trabalho e de ingresso econômico”, afirmou a embaixadora.

Esta reunião contará também com a participão dos chanceleres do G4 (Brasil, Índia, Japão e Alemanha), que reivindicam uma cadeira permanente no Conselho.

Já para a questão da autonomia do sul do Sudão, o Conselho tem programada uma cúpula aberta com representantes do governos do país e da região para examinar possíveis incompreensões do resultado do referendo, que deve ser divulgado na próxima semana.

A embaixadora também anunciou que a presidente Dilma Rousseff vai comparecer, pela primeira vez, à sede da ONU no próximo mês de setembro, em ocasião da Assembleia Geral do organismo.

A última vez que o Brasil presidiu o Conselho de Segurança foi em março de 2005.


Nenhum comentário: