quinta-feira, 7 de julho de 2011

Professores votam pela continuidade da greve em MG

Reproduzido do Blog Dialogue...

  É greve!!!

Mais de 5 mil educadores em Assembleia
Se o governo de Minas apostava no enfraquecimento da Assembleia dos educadores, não foi o que aconteceu. Os profissionais  da rede estadual de ensino, reunidos em Assembleia decidiram de forma unânime pela continuidade da greve que está em curso desde o dia 08 de junho. Os educadores cobram o cumprimento do Piso Salarial Nacional e estão dispostos a permanecerem longe das escolas até que o governo cumpra a lei do piso (lei 11.738/08).
 
 
 
A assembleia dos profissionais da educação superlotou a praça da ALMG, mais de 5 mil profissionais avaliaram que, diante da inércia do governo Anastasia, que até o momento não acenou com uma proposta de implementação do Piso, não há possibilidades de voltar às salas de aula. Milhares de alunos estão sem aula e o governo não se posiciona, ao contrário tenta vencer os professores pelo cansaço. Parece porém, que é o governo quem está no seu limite. O governo de Minas tem tentado de várias formas  desmobilizar a categoria, mas não tem tido sucesso. A última cartada foi a ocultação dos contra cheques de milhares de servidores que fizeram a opção pelo retorno ao antigo regime remuneratório. Para pressionar os servidores o governo utiliza até de meios ilegais, afinal, o acesso aos contra cheques é um direito de todo trabalhador.
 
Durante a Assembleia da Categoria a coordenadora geral do Sind-UTE, Beatriz Cerqueira, informou que pela manhã desta quarta feira, o sindicato esteve reunido com a bancada de oposição e com a bancada do governo de Minas, além do presidente da ALMG. Nessa reunião,  ficou acertado que a bancada do governo se reunirá com o governo no sentido de buscar uma interlocução para proposta e segunda feira volta a reunir com o sindicato para dar o retorno. Já a oposição reafirmou o compromisso de manter obstruida a pauta de votações na ALMG, até que o governo resolva a situação dos educadores. Vale lembrar que, com a obstrução da Lei de Diretrizes Orçamentarias, a ALMG não pode sair para o recesso de julho, portanto, é mais uma forma de pressão (já imaginou os deputados sem férias??? rs). No campo jurídico, o sindicato já entrou com uma medida cautelar no TJMG para tentar impedir o corte do pagamento dos servidores, a exemplo de Santa Catarina que obteve êxito nessa ação. Além disso, o sindicato ajuízou  ações na justiça contra alguns diretores e superintendentes que têm promovido assédio moral aos servidores que estão em greve. Portanto,  o recado aos diretores, inspetores e superintendentes que tentem impedir os servidores de exercerem o direito constitucional de fazer greve é muito claro: nessa greve cada pessoa será responsabilizada pelos seus atos.
 
Após a Assembleia os milhares de educadores seguiram numa passeata pelas ruas de Belo Horizonte. Seguindo em direção a praça da Liberdade os professores cantava e gritavam palavras de ordem contra o governo Anastasia, o trânsito ficou completamente parado. Os educadores pararam em frente o Tribunal de Justiça de MG e ali fizeram um grande ato. A intenção foi sensibilizar a justiça para que cobre do governo uma posição quanto a lei federal que é descumprida pelo governador Anastasia.
 
Ainda em Assembleia, os Trabalhadores em Educação do Estado de MG, aprovaram um calendário de mobilização que inclui a caça ao governador. Onde o governador for, ali estarão também os educadores em greve. Além disso, será realizado um ato público na Cidade Administrativa, na terça feira, dia 12/07. Na próxima quarta feira, 13/07, haverá uma nova ASSEMBLEIA DOS EDUCADORES, que definirá os rumos do movimento. 
 
Enfim, mais uma vez os educadores de Minas Gerais demonstram força e determinação para fazer valer os seus direitos, e devem continuar assim até alcançar os seu objetivo: Piso Salarial Nacional.

Por: Adriano de Paula

Nenhum comentário: