terça-feira, 17 de junho de 2014

Grupo extremista islâmico EIIL usa táticas de redes sociais

O grupo extremista Estado Islâmico do Iraque e Levante (EIIL) emprega táticas de redes sociais e tem até aplicativo para Android para divulgar suas ideias

por Victor Caputo, de EXAME.com 

São Paulo – O grupo extremista Estado Islâmico do Iraque e Levante (EIIL) está empregando elaboradas técnicas de propaganda e uso de redes sociais. O EIIL é um grupo islâmico sunita que vem atacando cidades e cometendo atrocidades no Iraque.

O grupo usa o Twitter para propagar imagens chocantes, como algumas mostrando um grupo de soldados iraquianos que seriam executados. Mas o EIIL vai mais longe. Usa redes sociais e internet para recrutar novos membros e levantar fundos para o grupo.

O grupo chegou ao ponto de ter um aplicativo próprio dentro do Google Play—a loja de apps do Android. De acordo com informações da The Atlantic, o aplicativo pedia permissão para diversas ações.

Depois de instalado, ele começar a publicar no Twitter do usuário mensagens selecionadas por um membro de mídias sociais da EIIL. As mensagens incluem links, hashtags e até imagens de interesse do grupo.

Usando a ferramenta Topsy é possível perceber um aumento grande no número de tuítes com a hashtag com o nome do grupo em árabe (#الدولةالإسلامية_في_العراق_والشام).

Até o dia 8 de junho, o número de mensagens com a hashtag ficava entre 200 e 400. Depois disso, houve um aumento considerável. O pico foi no dia 13 de junho, com 3.536 mensagens.

Diversas imagens com apoio ao grupo aparecem em buscas relacionadas também. Elas seguem um padrão, mostrando um homem armado e encapuzado e trazendo menções ao nome do grupo.

الآن الآن الإصدار المزلزل | غزوة بغداد الكبرى | زلزال دولة الإسلام http://t.co/ceb8zd1sKRpic.twitter.com/i1C9zyc0IN— ترجمان الأساورتي (@AsawirtiMedia) 17 junho 2014

O app já foi deletado pelo Google da loja de aplicativos. Em um post no Tumblr, os desenvolvedores afirmam que foi a administração do Google Play que deletou o app. A conta de Twitter do dono da página também saiu do ar. Eles caracterizam isso como uma "vitória de Jerusalém".

O aplicativo era descrito como uma central de notícias. Mesmo com ele fora do ar, uma página de internet faz o mesmo papel. Ela permite que internautas se inscrevam usando Twitter ouFacebook para receber notícias. "Esta aplicação é projetada para suportar o Estado Islâmico do Iraque e do Levante por meio de notícias de suas atividades de campo", explica o site.

O site mesmo denuncia uma ação estranha ao dizer que as informações são "postadas diretamente na conta do usuário". O que implica que notícias devem ser postadas nas redes sociais dos internautas.

A EIIL vem usando as redes sociais para aterrorizar os moradores de Bagdá, capital do Iraque. O grupo usa o Twitter para espalhar uma expressão, a Grande Batalha de Bagdá (غزوة بغداد الكبرى). Uma busca pelo termo resulta em fotos e vídeos, além de muitas mensagens na rede social.

Eles já conseguiram controlar a cidade de Mosul, a segunda maior do Iraque. Agora as atenções do grupo se voltam a Bagdá. Com o uso das redes sociais de uma maneira contundente, eles podem aterrorizar a população iraquiana de uma maneira maior do que seria possível de outra maneira.

Nenhum comentário: