segunda-feira, 31 de maio de 2010

Brasil pede fim do bloqueio a Gaza


O Brasil pediu nesta segunda-feira na ONU o levantamento do bloqueio israelense contra Gaza, após um ataque de Israel contra uma frota que tentava levar ajuda humanitária aos palestinos.

O Brasil recebeu "com consternação" a notícia do ataque israelense que deixou uma dezena de mortos, disse a representante brasileira na ONU, Maria Luiza Ribeiro, em uma reunião de emergência do Conselho de Segurança.

Segundo Ribeiro, o ataque israelense deixa clara "a necessidade de levantar o bloqueio de Gaza" por "violar o direito internacional".

A representante brasileira disse que seu governo tenta verificar informações preliminares, segundo as quais havia cidadãos brasileiros em algum dos barcos que integravam a frota atacada por Israel.

"Não pode haver justificativa para um ataque militar contra um comboio de civis", afirmou Ribeiro. O representante do México, Claude Heller, também tomou a palavra no debate para solicitar o levantamento do bloqueio.


Amorim critica ação de Israel e bloqueio a Gaza

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse hoje que está "muito preocupado" com o episódio do ataque de Israel a um comboio de navios de ajuda humanitária à Faixa de Gaza. A cineasta e ativista brasileira Iara Lee seria uma das pessoas que se encontrava a bordo de uma das embarcações. "É um ato realmente muito grave, ficamos muito preocupados com isso", afirmou.

"Não poderíamos ter ficado mais chocados do que com um evento desse tipo. Eram pessoas pacíficas, que não significavam nenhuma ameaça e que estavam procurando realizar uma ação humanitária", disse Celso Amorim, após discursar no 31º período de sessões da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), em Brasília. "Ação humanitária que não teria sido nem necessária se terminasse o bloqueio à Gaza, que já está durando tanto tempo".

"Queremos que Israel viva em segurança, mas não é com essas ações que Israel vai ter segurança. É tendo a paz com os seus vizinhos, a Palestina e os países árabes que os cidadãos israelenses também terão a sua paz e a sua tranquilidade", comentou Celso Amorim, que informou que um diplomata brasileiro deve se deslocar à região próxima do incidente.


Estado palestino

Hoje também, o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), defendeu a criação de um Estado Palestino. Ele condenou o ataque de Israel ao comboio de navios que levava ajuda humanitária à Faixa de Gaza. "Esse ataque pode ser caracterizado como terrorismo de Estado. O que Israel fez é inadmissível; é uma provocação ao mundo", disse Vaccarezza. "A ONU precisa obrigar, criar condições para a construção do Estado Palestino", completou.

Fonte: AFP/Estadão

Do Geo Política Brasil

Um comentário:

kleber frança disse...

É impressionante a opressão praticada por Israel contra os palestinos, mais impressionante ainda, é ver como o noticiário poderoso das oito mostra somente o lado dos invasores das embarcações, como se a ajuda humanitária fossse um grupo de terroristas internacionais levando armas de destruição em massa para a Palestina. O mundo condena, pois pessoas precisam de água, comida, remédios, roupas, materiais escolares e de construção, mas isso não é mostrado no noticiário todo poderoso.