quinta-feira, 6 de maio de 2010

Perdeu, Mané! TSE nega pedido do PSDB para multar instituto que apontou empate entre Serra e Dilma



O ministro Joelson Dias, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), negou nesta quarta-feira pedido do PSDB para aplicar multa ao Instituto Sensus. O valor da multa poderia chegar a R$ 100 mil.

Pesquisa divulgada no dia 13 de abril apontava empate entre os pré-candidatos José Serra (32,7%) e Dilma Rousseff (32,4%). Segundo o partido, o instituto não esperou um prazo de cinco dias entre o registro da pesquisa e a divulgação dos resultados.

Para o ministro, o erro não afetou as informações mais importantes da pesquisas, que permitem a fiscalização pela Justiça Eleitoral como a metodologia, a amostra e o período da sondagem. Joelson Dias afirmou que a alteração do registro aconteceu antes da divulgação do resultado.

O ministro chegou a autorizar o PSDB a fazer uma fiscalização na sede do Sensus. Depois de ter acesso aos dados, o PSDB anunciou que iria entrar com uma notícia-crime por cinco supostas irregularidades. A Folha dos tucanos verificou que o PSDB usou dados errados para basear o seu pedido de multa.

http://saraiva13.blogspot.com/

Nenhum comentário: