sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Obama concorda com Lula: "Não é produtivo isolar o Irã"


Lula e Obama concordam que não se pode isolar o Irã, diz embaixador brasileiro

Último Segundo

PITTSBURGH - O embaixador brasileiro em Washington, Antonio de Aguiar Patriota, afirmou que, em um breve encontro nesta sexta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, concordou com seu colega Luiz Inácio Lula da Silva quanto aos danos de se isolar o Irã.

Segundo Patriota, Obama e Lula abordaram a questão antes da sessão matinal da cúpula do G20 em Pittsburgh, nos Estados Unidos.

Obama comunicou a Lula sua preocupação quanto à construção de uma nova usina de enriquecimento de urânio na república islâmica, mas "concordou com o presidente Lula que não é produtivo isolar o Irã", indicou Patriota.

Segundo o diplomata brasileiro, Obama comentou que "parece bom que o Brasil dialogue com o Irã", em referência à visita que o presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad deve fazer ao Brasil em novembro.

O assessor de Lula para assuntos externos, Marco Aurélio Garcia, afirmou, por sua vez, que se as denúncias sobre a nova usina se revelarem corretas, o Brasil condenará o Irã, mas mesmo assim não vai "se unir àqueles que querem encurralar" o país.

"Já sabemos o que resulta da política de encurralamento: resulta o Paquistão ou a Coreia do Norte", dois países que têm armas nucleares, afirmou.

Nenhum comentário: