quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Sobre a pesquisa eleitoral que o IBOP divulgou esta semana

O PIG fez questão de destacar que o Ciro Gomes “ultrapassou” Dilma. No entento, quando analisamos a Lista 1 do IBOP podemos perceber o seguinte: Ciro e Dilma aparecem empatados em 14%, nesse quadro inclui-se Serra, Heloísa Helena e Marina, quando Heloísa Helena ou Marina saem da disputa (Lista 3) é que Ciro Gomes aparece com 17% e Dilma com 15%, ou seja, empate técnico.


Lista 1:


*José Serra 34%

*Dilma Rousseff 14%

*Ciro Gomes 14%

*Heloisa Helena 8%

*Marina Silva 6%

*Branco/Nulo 13%

*Ns/Nr 10%


Lista 3:


*José Serra 35%

*Ciro Gomes 17%

*Dilma Rousseff 15%

*Marina Silva 8%

*Branco/Nulo 14%

*Ns/Nr 10%


Na Lista 5, quando sai o nome de Marina: Serra permanece com 34%, Dilma sobe 1%, Ciro 3%, Heloísa 2%, branco-nulo 1% (Marina não transfere nada para Serra).


Lista 5:


*José Serra 34% (38% em junho)

*Ciro Gomes 17% (12% em Junho)

*Dilma Rousseff 15% (18% em junho)

*Heloísa Helena 10% (7% em junho)

*Branco/Nulo 14% (13% em junho)

*Ns/Nr 10% (12% em junho)


Serra foi quem teve a maior queda com relação a pesquisa de junho, 4%, ou seja, quanto mais o presidente Lula melhora na aprovação o Serra despenca .


Tanto na Lista 1, onde aparece Heloísa e Marina, quanto na Lista 3, em que Heloísa sai, a soma dos votos dos candidatos com os votos branco-nulos e Ns/Nr não batem = 99%.


Na Lista 3, quando sai o nome de Heloísa: Serra cresce 1%; Ciro 3%; Dilma 1%, Marina 2% e branco-nulo 1%. Percebe-se que os votos quase não migraram para Serra. Isso pode demonstrar uma tendência da maioria dos eleitores de Ciro Gomes, Heloísa Helena e Marina Silva de não quererem votar em Serra num segundo turno entre ele e Dilma.


Todos nós vimos a campanha sórdida da oposição e do PIG contra Dilma, pode-se até aceitar a queda na intenção de votos. Mas, com relação ao Ciro Gomes, que acontecimento midiático levou-o a obter esse desempenho? Foi à entrevista no Canal Livre, na Band, domingo passado? É no mínimo estranho.


Outro ponto é a rejeição de Dilma de 40%, bastante festejada pelo PIG. Esse dado perde a credibilidade quando olhamos para o número de eleitores que dizem conhecer bem ou mais ou menos os candidatos apresentados. Pois, percebe-se que apenas 32% dos entrevistados dizem conhecer Dilma, enquanto Ciro Gomes 45% e Serra é 66%.


Sabe-se que o eleitor com maior acesso as informações, ensino superior e renda mais alta, são os que melhor conhecem Dilma. Entretanto, é nas camadas mais pobres, menos escolarizadas, onde a aprovação de Lula é muito boa – 88% - que ela ainda não é bem conhecida. Portanto, basta começar a campanha de fato e as pessoas começarem a associar o nome de Dilma ao de Lula para esse resultado se reverter.


A aprovação do presidente Lula (a pergunta é: você aprova ou desaprova a maneira como o presidente Lula está governando o Brasil?) também aumentou, subiu de 80% em junho para 81% em setembro. No Nordeste, chega a 90%.


Por isso, não se deve desconsiderar a força do presidente Lula que fará de tudo para eleger sua sucessora, inclusive fazendo a campanha como se fosse para ele mesmo.



(Veja aqui a pesquisa)

Nenhum comentário: