terça-feira, 8 de setembro de 2009

Sobre a pesquisa CNT/Sensus

08/09/09

Algumas reflexões:

1º - Temas como a crise financeira, gripe suína, criação de um imposto equivalente ao da CPMF para a saúde e o factóide Lina Vieira (que todos nós sabemos foram mastigados pelo PIG durante um longo período para prejudicar a imagem do presidente Lula e da sua provável candidata Dilma Rousseff - em detrimento do candidato demo-tucano José Serra) na pesquisa de intenção de votos podem ter influenciado a resposta dos entrevistados.

2º - José Serra estacionou na casa dos 40%. Isso é aceitável, pois é um candidato bastante conhecido, já disputou uma eleição presidencial e tem um grande espaço no PIG, principalmente nos últimos meses. O problema é que ele tinha 45,7% em março, passou a 40,4% em junho e agora tem 39,5%. Pode está acontecendo o mesmo que ocorreu com Maluf, quando sempre saía na frente nas pesquisas e chegava atrás.

3º - Dilma, apesar dos ataques do PIG e da oposição, já saiu dos 3% para a casa dos 20%, mesmo com toda a campanha sórdida para pôr-lhe a pecha de “terrorista” e “mentirosa”.

4º - O excesso de candidatos de esquerda ou centro-esquerda (Ciro, Heloísa e Marina) pode estar prejudicando o desempenho de Dilma nas pesquisas, porque disputam com ela esse tipo de eleitor. Entretanto, José Serra não encontra esse problema com a direita – não tem ninguém.

5º - Com relação à popularidade de Lula, basta lembrar que em agosto de 2003 ele tinha o maior percentual da história do Brasil, 76,7%, nessa pesquisa ficou com 76,8%.

6º - O ponto mais importante é o apoio de Lula: 20,8% votariam no candidato que ele indicasse e 31,4% disseram que poderiam votar, somando 52,2% . Além dos 24,6% que disseram precisar conhecer o candidato para poder decidir.

Nenhum comentário: