quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Cidades brasileiras ficam sem energia

Apagão é destaque na mídia internacional - 11 de novembro

O apagão que atingiu diversas regiões do Brasil na noite desta terça-feira foi assunto dos principais sites da mídia internacional. Entre os veículos que cobriram o assunto, estão BBC e The New York Times, El País, CNN, Telegraph e a agência de notícia Assocated Press.

O apagão atingiu os Estados do Rio de Janeiro - o mais atingido -, parte de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e também o Paraguai em virtude de um desligamento completo da usina de Itaipu devido à falha das linhas abastecidas por Furnasna usina de Itaipu.

Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a usina binacional de Itaipu fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio.

O New Yok Times, a BBC e a AP citam que as duas maiores cidades brasileiras foram atingidas pelo apagão. O espanhol El País aborda que milhões de pessoas foram afetadas. A rede de notícias CNN deu destaque em sua programação com um boletim urgente sobre a fala de energia.

Segundo o ministro, Itaipu já voltou a ser reenergizada e causas atmosféricas podem ter gerado o apagão. "Imagina-se que uma tempestade de grande intensidade possa ter contribuído para desligar as linhas de Itaipu e, por consequência, outras linhas saíram de funcionamento". O ministro de Minas e Energia disse que o Operador Nacional do Sistema (ONS) procura as causas, mas afirma que o mais importante é ressaltar o fornecimento de energia, do que descobrir os motivos da falha.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4094186-EI306,00.html


Nenhum comentário: