sexta-feira, 11 de junho de 2010

Lula desafia adversários a comparar governos

Autor(es): Agencia o Globo

O Globo - 11/06/2010


No Nordeste, presidente critica a imprensa e diz que "país da destruição e do desleixo acabou"


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva
desafiou ontem seus adversários e a imprensa a escolherem qualquer área de seu governo para comparar com os anteriores.

— Podem escolher ciência e tecnologia, habitação, emprego, saneamento, combate à pobreza, educação.
Tudo o que quiserem e comparar os oito anos nossos com 20 anos dos outros governos — disse o presidente, ao discursar em Aracaju, onde foi entregar unidades habitacionais e um ônibus do Programa Caminho da Escola.

Durante o discurso, Lula aproveitou para criticar a imprensa, dizendo que os feitos de seu governo não aparecem: —
É este país que não aparece na imprensa, é este país que não aparece na televisão, é este país que muita gente tenta esconder. Mas é este país que está dando popularidade ao nosso governo. Não é o chamado “país do formador de opinião pública”.

Para uma plateia formada por moradores da região, e ao lado do governador Marcelo Déda e do prefeito Edvaldo Nogueira, Lula voltou a dizer que
em todos os estados e municípios, sejam da oposição ou não, o governo fez investimentos: — Vá a São Paulo e pergunte ao (Gilberto) Kassab (prefeito), que é do DEM, vá a São Paulo e pergunte para o Serra (José Serra, ex-governador), que é nosso adversário.

"Ser presidente é coisa passageira, quase sacerdócio"

Em pouco mais de 40 minutos de discurso, Lula contou que descobriu que “ser presidente é uma coisa passageira, quase um sacerdócio” e que ao deixar o cargo “vai parar de ser presidente”, mas continuará " tentando ajudar a melhorar".

Em Salvador, na Bahia, onde esteve na tarde de ontem, o presidente voltou a atacar seus antecessores: —
O país da destruição acabou, o país do desleixo acabou, o país da irresponsabilidade acabou — disse ele, durante a assinatura de convênios para obras de restauração no Pelourinho.

Lula também tomou partido do governador Jaques Wagner (PT) na polêmica sobre a situação do centro histórico, que motivou um artigo de Caetano Veloso no GLOBO: — Não vamos recuperar tocando de lá os pobres.

Lula passou praticamente a semana visitando o Nordeste.

Esteve em Fortaleza, Natal, Maceió, Aracaju e Salvador


[ Os glifos são meus]


Nenhum comentário: