Por Redação [Terça-Feira, 8 de Junho de 2010 às 15:29hs]
O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos, OEA, José Miguel Insulza, deve anunciar hoje, 08, a criação de uma comissão que deverá avaliar a situação jurídica e política de Honduras para um eventual regresso do país à entidade.
O tema da readmissão de Honduras veio à pauta ontem (07/06) durante a Assembleia Anual da Organização dos Estados Americanos em Lima, no Perú.
O país foi expulso da OEA em 4 de julho do ano passado, em consequência de um golpe de Estado que derrubou o presidente Manuel Zelaya.
A secretária americana de Estado, Hillary Clinton, defendeu o retorno de Honduras à organização, contrariando a posição do Brasil.
O secretário-geral da chancelaria brasileira, Antonio de Aguilar Patriota, avaliou que "a volta de Honduras à OEA deve estar associada a medidas específicas para a redemocratização e o estabelecimento dos direitos e garantias fundamentais".
Ele disse, ainda, que "é essencial criar condições para a plena participação do ex-presidente Manuel Zelaya na vida política de Honduras".
Todos os países sul-americanos, com exceção do Peru e Colômbia, questionam a eleição do presidente hondurenho, Porfírio Lobo.
Fonte: http://www.revistaforum.com.br/sitefinal/NoticiasIntegra.asp?id_artigo=8363
Nenhum comentário:
Postar um comentário