terça-feira, 12 de abril de 2011

Lajes-RN: Dia Municipal do Vaqueiro




O Vaqueiro é um personagem típico do sertão nordestino. Com suas vestimentas de couro (chapéu, guarda-peito, luvas, perneiras), utilizadas como proteção contra as queimaduras vindas do Sol e dos galhos e espinhos das árvores da caatinga, esse bravo herói, vai mantendo a tradição herdada de seus antepassados, do tempo do Brasil Colônia, onde a criação de gado era a importante forma de ocupação das regiões interioranas. De onde se tirava quase tudo, da carne para alimento à porta das cabanas.

Homenagem
O dia 10 de abril foi escolhido para ser a data onde os lajenses comemoram o dia do vaqueiro. O vereador Canindé Rocha (PT), autor da Lei que criou o Dia Municipal do Vaqueiro, justificou o seu projeto afirmando que essa foi “uma forma de homenagear esses valentes do sertão e também celebrar a memória do Sr. Luiz Faustino, um dos mais antigos vaqueiros de nossa cidade e região, símbolo dessa atividade e que morreu desenvolvendo essa atividade com muito orgulho e dedicação.”

Patrimônio Cultural do Nordeste/Lajes 

Do Blog Cícero Lajes

O Vaqueiro do Sertão


Foto: Blog Foco Sertanejo


Neste domingo, 10/04/2011 foi realizada a "II Cavalgada do Vaqueiro", em homenagem à memória do eterno vaqueiro: Luiz Faustino. A cavalgada é realizada aos dias 10 de Abril por ser o dia de sua morte, data que se tornou o "Dia Municipal do Vaqueiro". A emoção ficou por conta dos bonitos versos de Luizinho Aboiador que lacrimejou os olhos de parentes e amigos que vieram de todas as regiões de Lajes para homenagear Luiz Faustino.

Os momentos mais bonitos foram: o início das rimas e a saída do cortejo; a chegada da caravana vinda da região de Caraúbas e Barreiras para se juntar aos vaqueiros na entrada da cidade, os carros que passavam buzinavam; a passagem na rua Tabelião José Procópio, onde Luizinho fez rimas com o poeta Antônio Cruz e Dedé Gabirú; o momento em que foi rezado o "Pai Nosso" no local da capela onde morreu Luiz Faustino; a missa na Igreja Nossa Senhora da Conceição encerrando a cavalgada.

Luiz Faustino era um típico vaqueiro do sertão nordestino: corredor de vaquejadas, pegador de boi mandingueiro na caatinga, domador de cavalo, e destemido como todo vaqueiro arrojado.Sem dúvida, juntamente com Manoel Faustino é um dos responsáveis pelo respeito e reconhecimento do nome da família Faustino.

Nenhum comentário: