quinta-feira, 14 de abril de 2011

Minha escola, meu caos, meu inferno

por Declev Dib-Ferreira
em Desabafo, Diário, Educação, Histórias reais da educação brasileira



Hoje foi difícil sair da cama.

Confesso que minha vontade de ir à escola do município do Rio de Janeiro, após as inúmeras agressões (NÃO FÍSICAS) que sofremos este ano, é um sobre dez.

Só não digo que é zero porque as três turmas às quais leciono são relativamente boas, interessadas.

Mas fui.

E posso confirmar: minha escola do Rio é um INFERNO!!!

Estou dentro de sala e ouço barulhos não condizentes com a atividade educacional vindos do lado de fora: coisas quebrando, pancadas, batidas, gritos, coisas caindo…

Saio à porta da sala: vejo umas duas dezenas de alunos se agarrando em brigas uns, se agarrando em beijos outros, chutando portas de armários, brincando de chutar lixeiras, derrubando mesas, em alvoroço pelas salas de aulas vazias.


Sim, vazias, pois algumas turmas estavam sem aulas e, pasmem, os alunos estavam pelos corredores – e na minha porta enchendo o saco atrapalhando a aula.

Então, alunos pelos corredores depredando a escola sem UM guarda, inspetor, ajudante para controlar.

Mesas e cadeiras pelo chão.

Alunos abrindo a caixa de energia (que NÃO TEM cadeado) brincando de desligar a energia toda hora – sim, eu tentando dar aulas e a luz e o ventilador parando toda hora!

Salas de aula cheias de algo que pensávamos talco e descobrimos sapólio.

Armários com portas arrombadas.

Mesas e cadeiras ao chão.

Lixo espalhado por todo lado.

Cartazes rasgados.

Alguém?

Eu.

E as fotos…

P4110357  P4110359 P4110360 P4110361  P4110363 P4110364 P4110365 P4110366

O que acontecerá com os alunos? Nada.

Com os responsáveis pelo abandono da escola neste nível? Nada.

Espero que não aconteça comigo por escrever aqui…

Abraços,

Declev Reynier Dib-Ferreira
Sobrevivente

Fonte: http://diariodoprofessor.com/2011/04/11/minha-escola-meu-caos-meu-inferno/ 

Nenhum comentário: