quarta-feira, 21 de abril de 2010

Porque a diplomacia brasileira é respeitada




Diplomacia é respeito, não subserviência

Posto aí em cima o vídeo de um trecho do discurso do Presidente Lula aos formandos do Instituto Rio Branco. Nele , o presidente conta uma história que é o contrário do tipo de relação que hoje foi defendido por José Serra. Ele conta que, numa reunião internacional, Bush foi o último a chegar:

– Nós estávamos sentados em umas mesinhas no hotel emque ia ser a reunião. Aí, quando o Bush entra, todo mundo levanta. Eu falei para o Celso: Celso eu vou ficar sentado, ninguém levantou quando eu cheguei. Sabe qual é a subserviência da gente levantar porque chegou o presidente dos EUA? E não era arrogância não, era apenas respeito. O Kofi Anam (secretário-geral da ONU) estava conosco e ficou muito incomodado, não sabia se levantava ou sentava. E humildemente o Bush foi lá na nossa mesa, nos comprimentou e sentou conosco. Não aconteceu nada de anormal. O anormal seria se nós estivéssemos levantado como habitualmente as pessoas faziam.

A subserviência na história da diplomacia ficou marcada pela atitude do ministro das Relações Exteriores de Fernando Henrique Cardoso, Celso Lafer, que aceitou tirar os sapatos para ser revistado por agentes de segurança norte-americanos em viagem oficial aos Estados Unidos. Lula contou que avisou a seu chanceler, Celso Amorim:

- Quando inventaram a história de tirar o sapato, eu disse para o Celso: ‘Ministro que tirar o sapato deixará de ser ministro. Se tiver que tirar o sapato, volte para o Brasil”.


Fonte:http://www.tijolaco.com/?author=2


Nenhum comentário: