quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Catástrofes em série: mortes na Ásia e na Oceania

Em 40 horas, terremoto, tsunami e tufão matam 416 em 5 países


O Estado de S. Paulo - 01/10/2009



Um terremoto de 7,6 graus na escala Richter abalou ontem a Ilha de Sumatra, na Indonésia, deixando pelo menos 200 mortos. Autoridades estimam que milhares de vítimas estejam soterradas sob os escombros.

A tragédia na Indonésia ocorreu depois de o sudeste do continente asiático ter sido atingido pela passagem de um tufão pelo Vietnã e Camboja, na terça-feira. Ontem cedo (noite de terça-feira em Brasília), um tremor seguido de tsunami devastou as Ilhas Samoa, no Oceano Pacífico, deixando pelo menos 119 mortos. Em apenas 40 horas, o ciclo de tragédias naturais matou pelo menos 416 pessoas na região.

O terremoto na Indonésia foi sentido às 17h16 (7h16 em Brasília) e teve origem a 85 quilômetros de profundidade, próximo da cidade de Padang, na costa leste de Sumatra, segundo o Instituto Geológico dos EUA. Vários tremores secundários de mais de 6 graus de magnitude foram sentidos na sequencia e um terremoto de 7 graus, horas depois.

"Foi o pior terremoto que eu senti na minha vida", disse um morador de Padang. Cerca de 500 edifícios ruíram, incluindo um shopping center, uma universidade, escolas, pelo menos um hospital e o teto do terminal do aeroporto. Segundo relato de testemunhas, a pista usada para pousos e decolagens rachou.

O abalo de ontem em Sumatra também foi sentido na Malásia e em Cingapura, onde edifícios comerciais tiveram de ser abandonados às pressas pelo risco de desabamentos. As autoridades indonésias temem que o terremoto de ontem possa ter sido tão destruidor quanto o que atingiu a região central da Ilha de Java, em 2006, deixando 6 mil mortos e destruindo 150 mil casas. "Há pessoas presas sob os escombros. Hotéis, escolas e casas foram derrubadas e a eletricidade está cortada", disse o vice-presidente indonésio, Jusuf Kalla.

O número de vítimas pode aumentar nos próximos dias, na medida que as equipes de resgate ganhem acesso a localidades mais remotas das ilhas indonésias. A chegada de socorro é lenta por causa da destruição completa e do bloqueio de inúmeras rodovias, além do acúmulo de escombros e dos incêndios simultâneos registrados em diversas regiões do país.

"Pontes ruíram e as linhas telefônicas foram cortadas. Ainda é muito difícil avaliarmos realmente a situação", disse Amelia Merrick, chefe de operações da organização World Vision Indonesia, poucas horas depois da tragédia.

MAREMOTO

O Centro de Alerta para Tsunamis do Pacífico, com sede no Havaí, emitiu um "aviso de vigilância" temendo o aumento no nível das ondas na Indonésia, Malásia, Índia e Tailândia. Em Cingapura, o governo chegou a adotar medidas de precaução contra tsunamis.

No início do mês, um tremor de menor intensidade matou 57 pessoas na Ilha de Java. Em dezembro de 2004, um terremoto de 9,1 graus desencadeou um tsunami que deixou mais de 230 mil mortos em 11 países, provocando reflexos até na costa leste da África. Do total de mortos, 168 mil eram indonésios.

Nenhum comentário: