sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Gráfica da Folha nega vazamento


Copiado do Luís Nassif

Do Estadão

Suspeita é de vazamento em gráfica

Presidente do Inep diz que só 4 ou 5 funcionários do órgão tiveram acesso ao Enem; originais ficam em cofre

Renata Cafardo e Sergio Pompeu, de O Estado de S. Paulo

SÃO PAULO – Funcionários da gráfica que imprimiu o Enem, em São Paulo, são os principais suspeitos do vazamento. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi impresso em uma empresa localizada no Alphaville, na Grande São Paulo. O Ministério da Educação (MEC) não informou o nome da gráfica.

Segundo o presidente do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep), Reynaldo Fernandes, só quatro ou cinco pessoas do ministério tinham visto a prova toda – e ele não era uma delas. “Não há uma versão do exame impresso no Inep”, afirmou. De acordo com ele, somente as 180 questões – sem uma ordem definida – estavam guardadas no cofre.

O ministro Fernando Haddad mobilizou seu alto escalão para confirmar a denúncia do Estado de vazamento da prova do Enem durante toda a noite. Por medida de segurança, o cofre só podia ser aberto por duas pessoas, uma que tivesse a chave e outra, que levasse uma senha. Os funcionários foram acordados tarde da noite em suas casas e se encaminharam para o Inep. Nem Fernandes nem o diretor de avaliação da educação básica do órgão, Heliton Tavares, estavam em Brasília. “Vou convocar a imprensa amanhã (quinta-feira, 1º) e avisar do cancelamento. Também vamos acionar a Polícia Federal”, disse Fernandes. A confirmação do vazamento deixou a equipe do MEC abatida. “Ninguém vai dormir hoje”, disse um assessor.

Por altamiro souza

dei nota mil pro estadão, mas olha só o que leio no Uol, que dá na chamada de hoje o seguinte:

“Gráfica Plural nega responsabilidade no vazamento de provas do Enem”.

na matéria interna, a informação:

“A Plural é resultado de uma joint venture entre o Grupo Folha, líder nacional em jornais e internet, e a Quad/Graphics USA.

http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/10/01/ult1811u395.jhtm

pode ter sido espionagem industrial?

Outra matéria do estadão

BRASÍLIA – O ministro da Educação, Fernando Haddad, fará às 20 horas um pronunciamento em cadeia de rádio e TV para comunicar o adiamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que estava previsto para este fim de semana em todo o País.

Em entrevista, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Reynaldo Fernandes, declarou que apenas a gráfica Plural imprimiu as provas do Enem. Segundo ele, ainda não há informação exata de onde ocorreu o vazamento da prova; Fernando afirmou que dois servidores do Inep acompanharam todo o processo de impressão das provas na gráfica.

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,haddad-anuncia-adiamento-do-enem-em-pronunciamento,444335,0.htm

Comentário

O vazamento foi político, é óbvio. Ninguém vai procurar a repórter de um jornal oferecendo um dossiê por R$ 500 mil. Passaram o furo sem precisar entregar o dossiê. A explicação dos vazadores para o portal R7 (clique aqui) é inverossímil – um delegado da Polícia Federal de Brasília, injuriado por não ter sido indicado para um cargo que resolveu se vingar.

O Ministro Fernando Haddad é candidato a candidato ao governo do Estado.

Nenhum comentário: