segunda-feira, 24 de maio de 2010

IRÃ FALA EM "NOVA ERA" COM ACORDO

ACORDO ABRE NOVA ERA NA POLÍTICA
Jornal do Brasil - 24/05/2010

Apesar da traição dos Estados Unidos - que avalizaram o acordo entre Brasil, Irã e Turquia, mas querem manter as sanções aos iranianos o presidente Mahmoud Ahmadinejad ratificou que o Irã cumprirá o acordo. É uma nova era nas relações internacionais. O Irã quer colaborar e interagir com os países amigos, disse ele, por telefone, ao primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan. O protagonismo brasileiro no tema fica claro no anúncio da inauguração, este ano, da usina de hexafluoreto de urânio, que dará ao país o domínio do ciclo nuclear em escala industrial.


O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou domingo que o acordo para facilitar a troca nuclear assinado entre seu país, Turquia e Brasil há exatamente uma semana marcou o início de uma nova era para fortalecer a cooperação entre países amigos no mundo. Para Ahmadinejad, que deve enviar segunda-feira uma carta à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) detalhando os termos do acordo, é importante continuar a colaborar e interagir com aliados para contribuir para uma nova atmosfera de justiça e cooperação.

O acordo nuclear significa o início de uma era nova nas relações políticas na arena internacional justificou Ahmadinejad durante conversa por telefone com o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, citado pela agência local Isna.

Erdogan reiterou que seu país fará esforços para que a chamada declaração de Teerã consiga apoio das demais nações no Conselho de Segurança da ONU.

Apesar dos esforços de Brasil e Turquia, o Departamento de Estado dos EUA insiste em manter inalterado o projeto de novas sanções contra o Irã por causa de seu programa nuclear. Embora o presidente americano, Barack Obama, tenha apoiado a viagem do presidente Lula a Teerã e em carta encorajado o acordo fechado com o governo de Mahmoud Ahmadinejad, a Casa Branca voltou atrás e se mantém determinada a impor sanções a Teerã.

Apenas um dia depois de Brasil, Turquia e Irã comemorarem o acordo nuclear, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, anunciou que conseguira convencer China e Rússia além de França e Reino Unido a apoiarem o projeto de imposição de um quarto pacote de punições ao Irã, analisado, no momento, pelo Conselho de Segurança da ONU.

O presidente do Irã criticou domingo o apoio da Rússia às sanções.

Esperávamos que a Rússia, país vizinho e amigo, defenderia a declaração de Teerã lamentou Ahmadinejad depois de uma reunião do Conselho de Ministros iraniano. Se estivesse no lugar das autoridades russas, tomaria posição mais cautelosa.

Ban Ki-Moon elogia acordo

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, elogiou o acordo e o esforço do Brasil como mediador na questão nuclear do Irã, acrescentando que o país persa precisa respeitar as regras internacionais.

Nenhum comentário: