quarta-feira, 4 de junho de 2014

Cubanos são minorias entre desistentes do Mais Médicos

Ao contrário do que a mídia pessimista/alarmista prega, os cubanos são minorias entre os desistentes do Mais Médicos. Dos desistentes do programa apenas 0,1% são cubanos contra 8,4% de  brasileiros.



Retirado do Brasil 247


MAIS MÉDICOS: CUBANOS SÃO MINORIA ENTRE DESISTENTES




Afirmação é do ministro da Saúde, Arthur Chioro; em audiência na Câmara, ele disse nesta quarta-feira que, dos cerca de 11 mil profissionais cubanos ligados ao Mais Médicos, 14 deixaram o programa (índice de desistência de 0,1%); já entre os cerca de 1.500 profissionais brasileiros, 131 deixaram a iniciativa, um índice de desistência de 8,4%

Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse nesta quarta-feira 4 que, dos cerca de 11 mil profissionais cubanos ligados ao Mais Médicos, 14 deixaram o programa (índice de desistência de 0,1%). Já entre os cerca de 1.500 profissionais brasileiros que aderiram à iniciativa, 131 deixaram o programa (índice de desistência de 8,4%).

Durante audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, Chioro argumentou que a maioria dos brasileiros que saíram do Mais Médicos o fez em razão do surgimento de vagas em programas de residência.

O ministro lembrou que o programa atingiu, em março deste ano, a meta de 14 mil médicos em atuação em todo o país. Segundo ele, os índices de desligamento são baixos em relação ao total de profissionais ligados ao programa.

Ainda durante a audiência, ele lembrou que o convênio com Cuba é estabelecido por meio de um termo de cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). "Nossa relação se dá exclusivamente com a Opas e não com o governo cubano", disse. "Esses médicos cubanos continuam mantendo vínculo com o governo cubano", completou.

Nenhum comentário: