sexta-feira, 6 de junho de 2014

Padrão DEM de desinformação



O Muda Mais tem sempre a preocupação de divulgar a verdade e alertar quando notícias equivocadas estão sendo difundidas pela internet e pelos meios de comunicação em geral. Por isso, tudo que noticiamos é checado antes e analisado por profissionais com conhecimento técnico. Teoricamente, isso deveria ser feito por todos que publicam ou reproduzem informações. Mas, infelizmente, o que temos visto são outros padrões. Por exemplo, o padrão DEM de desinformação.

No dia 3 de junho, quando foi divulgada a pesquisa PNAD, o DEM colocou em seu perfil no Facebook a informação: Taxa de desemprego sobe no país. O partido afirma que a taxa de desemprego subiu e faz a comparação de que no último trimestre de 2013 estava em 6,2% e no primeiro trimestre de 2014 passou para 7,1%.

Até as pedras da rua sabem que, assim como o preço do tomate, a taxa de desemprego sofre com a sazonalidade anual. O tomate por causa das mudanças climáticas e a taxa de desemprego pelos diferentes momentos econômicos que se vive a cada ano. O fim do ano sempre é mais aquecido, não só por estarmos nos trópicos, mas também devido às contratações temporárias em virtude das férias e festas do período.

Assim, a única comparação possível é a de um trimestre com iguais trimestres nos anos anteriores. No primeiro trimestre de 2013, a taxa de desemprego era 8%. Assim, 7,1% no primeiro trimestre de 2014 representa queda. O último trimestre de 2013 só poderá ser comparado com o último de 2014. Para ter uma análise mais técnica da mesma pesquisa, recomendamos que leia a matéria do Muda Mais(link is external).

A “informação” do DEM sobre os jovens no Nordeste de que o índice chega a 20% não está errada. Mas faltou dizer que em 2013, nos mesmos meses, era de 22%. Ou seja, diminuiu em 2% a taxa de desemprego entre jovens de 18 a 24 anos no Nordeste.

Em outro post, mais desinformação: “A presidente Dilma Rousseff decidiu que quer modificar o sistema brasileiro de governo. E decidiu fazer isso por decreto”, quando a presidenta assinou a Política Nacional de Participação Social (PNPS), pelo decreto 8.243/2014, visando justamente ampliar a participação social. Nós sabemos que o DEM não é exatamente a favor de dar voz e vez ao povo, mas parece não conhecer bem o sentido da palavra Democracia, por mais contrassenso que isso pareça a um partido chamado Democratas. Daí, fizemos matéria explicando o equívoco. Afinal, só existe democracia com a participação do povo.

O Democratas também prestou um desserviço à população ao iniciar campanha nas redes para divulgar que o governo federal estaria fazendo manobras para evitar que a população sacasse o abono referente ao PIS. OMuda Mais até fez matéria sobre o assunto e mostrou que o saque do abono está garantido

A gente pode mostrar ao DEM também como não, a classe média não está diminuindo(link is external), ao contrário. E o futuro é promissor: classe média já é maioria, consome e faz planos. E também como a Petrobras tem tidobons resultados, apesar do DEM sempre tentar diminuir a importância e a capacidade da empresa, assim como o PSDB fez no passado(link is external), com vistas à privatização da empresa, que é um orgulho nacional.

Enfim, a gente poderia mostrar o Brasil real para os Democratas, mas parece que o interesse deles não é ver, nem divulgar a verdade. Apenas distorcer fatos e confundir seus leitores e eleitores. Por isso, essa página a gente não curte.

Nenhum comentário: