quarta-feira, 9 de março de 2011

Internautas atribuem vitória da Beija-Flor ao "poder" da Globo

 Reproduzido do Portal Vermelho

   Roberto Carlos Beija-Flor

A Beija-Flor é a vencedora de 2011 do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Com o título, a escola de samba de Nilópolis afirma a hegemonia no Carnaval carioca, levando seis dos últimos nove campeonatos. A azul e branco foi a última a desfilar, já no começo da manhã de terça (8), levou à Sapucaí o enredo A simplicidade de um Rei, que fez uma homenagem ao cantor Roberto Carlos. 

Com 299.8 pontos, 1.4 à frente da Unidos da Tijuca, segunda colocada, a Beija-Flor conquistou o seu 12º título. Fundada em 1948, a escola representada pelas cores azul e branca foi campeã do carnaval carioca nos anos de 1976, 1977, 1978, 1980, 1983, 1998, 2003, 2004, 2005,2007, 2008 e 2011.

As últimas colocações ficaram com a Porto da Pedra e a São Clemente. Apesar da punição e consequente desconto de um ponto, a Acadêmicos do Salgueiro terminou em quinto lugar. A Estação Primeira de Mangueira, que assumia a liderança até o final da contabilização do segundo quesito (mestre-sala e porta-bandeira), ficou com a medalha de bronze, com 297.2 pontos. Na sequência, Vila Isabel somou 297. Em sexto, Imperatriz Leopoldinense, com o enredo A Imperatriz adverte: Sambar faz bem à saúde. Mocidade Independente de Padre Miguel, com 295.5, terminou o Carnaval 2011 na sétima colocação.

Beija-Flor de Nilópolis teve nota dez de todos os jurados em 5 quesitos dos 10 quesitos avaliados: harmonia, conjunto, fantasias, alegorias e enredo. Também tiveram nota dez de todos os jurados o enredo e o samba da Mangueira e as fantasias do Salgueiro.

O intérprete Neguinho da Beija-Flor disse que a escola fez um desfile perfeito com o enredo sobre Roberto Carlos. "Foi uma alegria contar a história do rei na avenida e mais ainda dar esse campeonato para Roberto Carlos. Agora é ir para Nilópolis e comemorar o campeonato".

"O governador do Rio, Sérgio Cabral, parabenizou a vitória da Beija-Flor no carnaval deste ano. Através de seu Twitter, Cabral lembrou ainda que a festa transcorreu sem problemas no Rio.
"Parabéns à Beija-Flor, campeã do carnaval de 2011. E ao Rei Roberto Carlos tão querido do povo brasileiro!!! Mas parabéns principalmente a todos os foliões que estiveram no nosso estado. Este foi um carnaval de muita paz!", disse o governador.

Reclamações na internet

Na internet, particularmente na rede de microblogs Twitter, a comemoração pela vitória da Beija-Flor teve que ceder espaço para a indignação de milhares de internautas que reclamavam das notas baixas obtidas por outras escolas e insinuavam um eventual favorecimento da escola de Nilópolis por causa do enredo que homenageava Roberto Carlos, artista que tem contrato de exclusividade com a Rede Globo.

As reclamações foram tantas que as hashtags "Roberto Marinho" e "#marmelada" passaram boa parte do dia entre os dez assuntos mais comentados do Twitter.

Entre as mensagens mais "retweetadas" (reproduzidas por vários internautas) destacavam-se: "Beija-Flor anuncia próximos enredos p/ser maior vencedora: Kamel, Xuxa, JNacional, Galvão Bueno, Jô, AI-5, Jabor, ACM e Roberto Marinho"; "A Globo do Roberto Marinho manipula no carnaval ,na política ,no futebol. #ForaGlobo! #marmelada"; "A beija-flor anuncia: depois de homenagear roberto carlos, homenageará roberto marinho em 2012"; .

Também houve muita reclamação dos internautas por causa da nota 9 dada por um dos jurados à bateria da Mangueira. Como "sugestão de vingança", apoiadores da Tijuca e da Mangueira twitaram: "Ano que vem a Tijuca e Mangueira deveriam homenagear o Edir Macedo só pra sacanear a Globo!". O bispo Edir Macedo é da igreja Universal, controladora da Rede Record, principal concorrente da Rede Globo.

O blog "Carnaval Mania", apesar de ter conseguido acertar com antecedência de um dia as quatro primeiras colocadas numa avaliação interna, também questionou o resultado: "Há algumas coisas estranhas no julgamento das escolas, visto que, quando se tira pontos da Beija-Flor é no máximo um décimo, a mesma medida não vale para as outras escolas. Existe também uma profusão de notas dez muito esquisitas. O título vai, justamente, para Nilópolis, mas a diferença não condiz com o que passou na avenida, isso ajuda a desgastar a credibilidade do carnaval do Rio", disse o blog.

Reclamação da concorrência

Após a conclusão da apuração, dirigentes da Unidos da Tijuca, insatisfeitos com o resultado e com as notas da própria escola, reclamavam.

O carnavalesco da escola, Paulo Barros, disse que a Beija-Flor faz desfiles antiquados, ao responder à crítica de Luís Fernando do Carmo, o Laíla, diretor de Carnaval da Beija-Flor, campeã de 2011 no Rio.

"Ele só faz desfile dos anos 70. Eu faço espetáculo", declarou Barros.

Antes, Laíla fizera uma crítica velada a Barros. "Há 51 anos eu sei fazer desfile de escola da samba. Isso aqui é um concurso de escola da samba, não de espetáculo", disse o diretor da Beija-Flor.

Barros, assim como demais integrantes da Tijuca, estava revoltado com a vitória da Beija-Flor por uma ampla diferença -- 1,4 pontos sobre a Tijuca, vice-campeã. Para ele, todas as demais escolas foram prejudicadas. Ele citou até mesmo uma nota 9 atribuída à bateria da Mangueira.

"Não foi uma coisa isolada, só com a gente. Não tiraram só pontos da Tijuca. Foi uma coisa descarada", disse o carnavalesco.

Ele foi irônico ao responder sobre o que a Tijuca está pensando para o próximo Carnaval.

"Estava pensando em falar da Madonna. Mas acho que vou falar sobre o Neguinho [da Beija-Flor, cantor da escola de Nilópolis]. Talvez ganhe só nota 10", observou.

O presidente da Unidos da Tijuca, Francisco Horta, disse que pretende questionar o resultado junto à Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba).

"A Beija-Flor não foi melhor que a Tijuca, e vamos provar isso no sábado [12], no Desfile das Campeãs. Tem que perguntar pra liga o porquê de tantas notas 10 para a Beija-Flor", reclamou.

"A comissão da Tijuca foi a única que surpreendeu. Foi a única que devia ter recebido 10", disse o carnavalesco Paulo Barros. "A cabeça dos jurados é assim mesmo. E a gente vai tentar fazer melhor ano que vem", afirmou Fernando Horta, presidente da agremiação.

Veja o resultado final da apuração, lembrando que Portela, Grande Rio e União da Ilha desfilaram mas não foram julgadas por causa dos problemas causados pelo incêndio na Cidade do Samba.

Beija-Flor 299,80
Unidos da Tijuca 298,40
Mangueira 297,20
Vila Isabel 297,00
Salgueiro 296,20
Imperatriz Leopoldinense 295,50
Mocidade Independente 295,50
Porto da Pedra 293,40
São Clemente 290,90

Nenhum comentário: