sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Dilma Rousseff não para de crescer nas pesquisas de intenção de votos

O desespero demo-tucano com relação à Dilma Rousseff tem explicações. Desde que seu nome foi lançado para presidenta do Brasil que ela não para de crescer nas pesquisas e já vem inclusive batendo no Serra em alguns estados.


Segundo jornal “O Globo”, 27/08, Aécio Neves está fazendo circular entre os tucanos pesquisa Vox Populi, onde os resultados demonstraram que Dilma vence o José Serra na Bahia (32% x 22 %) e em Pernambuco (32 % x 24%); já no Rio de Janeiro é o Ciro Gomes que ganha do tucano (19% x 16%) e em outros dois estados governados pelo PSDB é Serra quem está na frente, São Paulo (40% x 17%) e Minas Gerais (33% x 18%).


Em um outro cenário Aécio em Minas Gerais, onde é governador, lidera contra Dilma (68% x 10%) e tem desvantagem em São Paulo (18% x 14%). Duas mil pessoas foram ouvidas entre 31 de julho e quatro de agosto.


Acredito que esses dados ainda sejam referentes aquela pesquisa do Vox Populi que foi divulgada pelo Jornal da Bandeirantes (18/08), que mostrava apenas a disputa em nível nacional, onde a diferença entre Serra e Dilma era de apenas 9%, aqui. Talvez pelo resultado não ser bom para o tucano em alguns estados a Band não os tenham divulgado. Pois, não interessava mostrar que Dilma já havia ultrapassado o tucano em alguns deles.


Outra informação sobre pesquisa do instituto Vox Populi, publicada em 12/08, O Globo, são de que no Rio Grande do Sul, onde Lula perdeu em 2006, Dilma vence de 26% a 25%, aqui.

Com relação a pesquisa do Datafolha, apesar de todos os indícios de fraude, aqui, não conseguiu esconder o crescimento de Dilma. Pois, em março de 2008, esse mesmo instituto, mostrou que ela estava com 3% das intenções de voto e na última pesquisa, 16/08, ela havia alcançado 16%.

O que podemos verificar é que as pesquisas têm demonstrado, apesar das tentativas de manipulação, que Dilma continua crescendo e ainda tem muito para crescer. Muito embora saibamos que para favorecer uma possível rejeição de Dilma, aqui, muitas acusações caluniosas e difamatórias da oposição demo-tucana são endossadas pelo PIG e até mesmo criadas por este, são factóides covardes tipo “assassinatos de reputação” como aquele que a Folha de São Paulo fez quando publicou a “ficha falsa” da ministra Dilma, aqui, tentando impingir-lhe a pecha de “terrorista”, ou, como no caso Lina Vieira, de “mentirosa”, aqui.

Nenhum comentário: