sábado, 9 de abril de 2011

Dep. Fernando Mineiro (PT-RN): lembra propostas de Rosalba Ciarlini

 
 100 dias: Mineiro lembra propostas de Rosalba Ciarlini
 

A série "Nominuto pergunta", publicada no portal nominuto.com durante a campanha eleitoral, traz as propostas da então candidata ao governo do Estado, Rosalba Ciarlini. Agora, prestes a completar 100 dias de gestão, neste domingo, dia 10 de abril, é importante que a população relembre as propostas e compare com o que está acontecendo no atual governo.

Para isso, o deputado Fernando Mineiro elaborou um levantamento, com as promessas e compromissos de campanha. "Se alguém do governo não lembrar a gente está lembrando", finaliza.

Nesse período inicial de gestão não é possível ainda realizar grande parte das ações. No entanto, para o deputado Fernando Mineiro, a governadora deveria já ter começado a sinalizar um avanço para a realização dessas propostas. “Torço para que a governadora cumpra o que falou porque, caso contrário, quem sofre com desarranjo administrativo, com o não cumprimento das ações é a sociedade. O meu parâmetro será cobrar o que ela prometeu”, analisa.


O parlamentar analisa que a campanha foi marcada por muita generalidade e a leitura da mensagem da governadora na Assembleia Legislativa, no início do ano, também foi marcada por muita generalidade. "Havia a expectativa que se apresentasse coisas mais concretas sobre suas ações, mas o que houve foi apenas a citação de obras do governo passado, que ela herdou", ressalta.



Conheça as propostas:

Agricultura O nosso governo, com o Programa Terra Viva, vai agir em três frentes prioritárias de apoio ao setor rural. A primeira, referente a extensão rural, com o fortalecimento da Emater. A segunda terá o foco na ampliação dos meios de escoamento e comercialização da produção. E a terceira se voltará para a melhoria da infra-estrutura rural. Vamos ainda direcionar a atuação da Agência de Fomento (AGN) para atender as necessidades de crédito do micro e pequeno produtor rural.

Cultura De imediato vamos encaminhar à Assembleia Legislativa projeto de lei para criar o Fundo Estadual de Cultura, sonho dos que fazem cultura no RN. Será uma fonte estável e permanente para o financiamento das atividades e iniciativas culturais, com a destinação de 1% da arrecadação anual do ICMS, algo em torno de R$ 28 milhões por ano. A cultura terá papel fundamental na construção do plano turístico do RN. Ao assumir o governo vamos implementar o programa Natal - Capital Internacional do Folclore.

Meio ambiente Vamos agir para que o RN alcance um novo patamar de desenvolvimento, gerando emprego, renda e inclusão social, dentro de um modelo de responsabilidade ambiental. Criaremos um Centro de Referência em tecnologias ambientalmente saudáveis, estimulando a profissionalização nas novas matrizes energéticas e fortalecendo, por meio da FAPERN e da UERN, linhas de pesquisa voltadas para essas tecnologias, aproveitando, inclusive, o grande potencial que temos em energia solar e eólica. Combateremos a desertificação no Interior do Estado, principalmente no Seridó, com o projeto Terra Fértil.

Gastos públicos Assumindo o governo, adotarei uma política austera de contenção das despesas de custeio, eliminando o custeio ruim, ou seja, aquele decorrente de desperdícios e da falta de controle da máquina, e estruturando o custeio bom, aquele do qual resulte um benefício direto para a população. E cortarei cargos comissionados, estabelecendo mecanismos de promoção por mérito. O meu propósito é aumentar para 15 % das receitas próprias os investimentos do Estado.

Área Social Iremos ampliar os benefícios de programas como o Bolsa Família e o Programa do Leite, e fortaleceremos a rede de restaurantes populares. Ao mesmo tempo, teremos uma política de habitação e de regularização fundiária cuja meta é construir pelo menos 25 mil casas e urbanizar as comunidades mais pobres. Além disso, vamos fazer esforços para garantir a inserção educacional, produtiva e tecnológica, com programas de qualificação.

Saúde Investir nos hospitais regionais e construir um novo hospital geral que funcionará na região Oeste de Natal. Vamos também apoiar a ampliação do Hospital dos Pescadores, em Natal. E construiremos o Hospital Escola Materno-Infantil de Mossoró, vinculado a UERN, para atender à demanda da região Oeste. Vamos criar os programas Município Nota 10 (cumprimento de metas) e o Saúde em Movimento (cirurgias eletivas e consultas).

Estradas Reestruturaremos o DER e estabeleceremos um programa de investimentos que contemple o reordenamento da malha viária da Região Metropolitana de Natal, com investimentos na Via Metropolitana, nos acessos ao novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante e no prolongamento da Rota do Sol até Barra de Cunhaú, com um novo acesso de Pipa à BR 101. Desenvolveremos gestões junto à União para garantir a duplicação da BR 304, fundamental para a Copa 2014, e a conclusão da implantação da BR 437, BR 226 e BR 110, necessárias à ampliação do acesso a áreas agroindustriais.

Aeroporto de São Gonçalo A construção do novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante é um dos mais importantes projetos que nosso estado tem para impulsionar e consolidar a economia. Já estamos esperando por ele há 10 anos. É preciso que saia do papel.

Educação Convocar um Pacto Estadual pela Melhoria da Educação. Vamos estabelecer um modelo de co-responsabilidade e promover mutirões para recuperação das escolas. A profissionalização do Ensino Médio será prioridade. Primeiro implantando 10 escolas-pólo em diferentes regiões do Estado. Depois, estabelecendo convênios com o Sistema S para oferecer ensino profissionalizante no contra-turno. Vamos ter o Programa Nota Boa e vamos implantar o projeto Escola Premiada.

Turismo Vamos acelerar as ações na área de infra-estrutura para tirar do papel projetos como a adequação do Aeroporto Augusto Severo, a implantação do novo Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, a marina da Ribeira e o terminal de passageiros do Porto de Natal. Ao mesmo tempo, vamos elaborar o plano estratégico de desenvolvimento do turismo no RN (PEDT), ferramenta para orientar as ações nos próximos vinte anos e cumprir o objetivo de triplicar a receita turística atual. Para isso, vamos cuidar de diversificar o nosso produto turístico.

Segurança Vamos modernizar e assegurar o financiamento suficiente e permanente do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social que proporcione estrutura física, equipamentos, armamentos e veículos adequados à segurança e ao conforto dos cidadãos, dos serviços e dos operadores do sistema. Entre outros programas vamos implantar o "Inquérito Policial Eletrônico". Vou colocar em prática a filosofia do projeto "Ronda do Quarteirão". Ampliar, interiorizar, equipar e especializar os serviços do ITEP, e modernizar e ampliar os serviços do Corpo de Bombeiros e da PM.

Foto: João Gilberto/ALRN




Fonte: Assessoria do mandato

Nenhum comentário: