quarta-feira, 6 de abril de 2011

Fátima Bezerra: uma estranha no ninho das oligarquias norte-riograndense

Brizza Cavalcante 
Para Fátima é fundamental aprovação integral da lei que fixa o piso salarial para os professores
Fátima Bezerra (fonte: http://portal.fatimabezerra.com.br/novo/index.php)













Retirado do Congresso em Foco

Por Édson Sardinha e Renata Camargo 


Estranha no ninho

De origem modesta e sem tradição familiar na política, a deputada Fátima Bezerra (PT) se descreve como a única parlamentar que tem um perfil de origem social na bancada do Rio Grande do Norte. Reeleita pela segunda vez como a mais bem votada do estado, ela atribui a votação expressiva à “luta social e popular” de seu mandato.

“Essa votação traduz o reconhecimento do povo potiguar do nosso trabalho. O mandato tem se esforçado para fazer as pontes entre as demandas do estado junto ao governo federal e tem uma vinculação com as lutas sociais e populares. O mandato preserva até hoje o caráter militante”, diz.

Para Fátima, apesar de sua votação expressiva, a tradição familiar na política do Rio Grande do Norte ainda é muito forte. A parlamentar afirma que, somente em 2002, o estado elegeu um representante federal que não era ligado às famílias tradicionais. “Até aquele ano, das oito vagas que o Rio Grande do Norte tinha direito, só quem conseguia se eleger eram os candidatos oriundos de famílias tradicionais ou aqueles que dispunham de um forte aparato do poder econômico”, avalia.

A parlamentar considera que essa perpetuação no poder não favorece o processo político de renovação e de pluralidade.

“A presença forte das famílias tradicionais, aliada ao aspecto do poder econômico, evidentemente dificulta, e muito, o processo de renovação, de pluralismo no campo da representação política. Não estou falando aqui do ponto de vista do desempenho pessoal de cada um. Mas evidente que o aspecto negativo é que, num contexto desses, fica difícil você ter novos quadros e uma representação de caráter mais plural”, conclui.

Nenhum comentário: